Capacitação para profissionais do Nasf busca avançar no combate à violência contra a pessoa idosa

Treinamento desenvolve conhecimentos sobre o processo de notificação que deve ser realizado pelos profissionais em caso de violência contra os idosos

Por Giovane Brito* - Secretaria Municipal de Saúde

Capacitação para profissionais da saúde do município | Foto: Giovane Brito/PMM

Os profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Primária (Nasf) foram capacitados nesta segunda-feira (26) sobre os métodos de notificação de violência contra os idosos. O treinamento foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Na capacitação foi tratado sobre o conhecimento da importância na notificação de maus-tratos contra os idosos no processo da denúncia. A realização desse procedimento feito pelos profissionais do Nasf, facilita a articulação de medidas de segurança e saúde para o idoso vítima de violência e violação dos direitos básicos. 

Nelcirema Pureza responsável pela capacitação  | Foto: Giovane Brito/PMM

“A notificação possibilita o melhor atendimento desse idoso e a Semsa com a equipe multidisciplinar ampara essa vítima de violência, levando serviços de saúde e orientações”, explica Marisa Cardoso, coordenadora da Saúde do Idoso.

Elza Luiza, assistente social, participou do treinamento | Foto: Giovane Brito/PMM

Elza Luiza Miranda, de 53 anos, é assistente social da Unidade Básica de Saúde (UBS) Macapaba. Ela falou da relevância da capacitação para a profissão.  

“Orientamos os idosos sobre como devem agir dentro da relação familiar e temos conhecimento dos problemas que afetam suas vidas. As informações transmitidas são de grande ajuda para identificar situações de risco, auxiliando os profissionais sobre como agir nos casos de violência”, contou a profissional.

Simoni realiza atendimento psicológico com idosos  | Foto: Giovane Brito/PMM

Quem também participou do treinamento foi a psicóloga, Simoni Cardoso, que atua há 15 anos na UBS da Fazendinha, “As notificações nos casos de violência são relevantes, pois recebemos denúncia nas UBSs e precisamos compreender a realidade dessa pessoa. A capacitação ampliou nosso conhecimento sobre como promover segurança e saúde para os idosos”, afirma a psicóloga. 

A capacitação ocorreu na Faculdade Estácio Seama, com a presença de psicólogos, nutricionais, assistentes sociais e fisioterapeuta de todas UBSs do município. 

Junho Violeta

O treinamento foi realizado em alusão a campanha Junho Violeta, Movimento Nacional de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa que pretende estimular os esforços de boas práticas para prevenir e cuidar de vítimas de ações que violam seus diretos. 

Para denúncia qualquer situação de violência contra o idoso, disque 100.