Campanha ‘Minha escolha faz a diferença’ orienta jovens para um trânsito seguro em Macapá

Estudantes da Escola Nancy Nina Costa, no Zerão, receberam palestras da CTMac e PRF nesta terça-feira (12).

Por Cristiane Mareco e *Diego Balieiro - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá

85 alunos receberam orientações sobre swgurança no trânsito | Fotos: Diego Balieiro/CTMac

Alunos da Escola Estadual Nancy Nina Costa, no bairro Zerão, zona sul da cidade, receberam nesta terça-feira (12), orientações de como tornar o trânsito mais seguro, seja como pedestres ou como multiplicadores das campanhas educativas promovidas pela Prefeitura de Macapá.

A atividade faz parte da campanha “Minha Escolha faz a Diferença no Trânsito”, da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O objetivo é alertar os jovens para o respeito com as sinalizações e cuidados nas ruas e avenidas da capital.

Na programação, cerca de 85 alunos, com idades entre 15 e 18 anos, interagiram com as atividades de conscientização sobre o uso correto dos semáforos, faixas de pedestres, vagas de estacionamento, limites de velocidade, não consumo de bebida alcoólica ao dirigir e o uso de cinto segurança.

Durante as atividades, os alunos tiraram dúvidas e também relataram situações vivencias no dia a dia ao ir e vir para a escola. Os agentes da PRF realizaram a simulação com a turma, utilizando o bafômetro, para que os jovens percebessem a sensação de uma abordagem feita diariamente nas rodovias.

A estudante Amanda Vasconcelos, estava animada com a programação. Para ela, a colaboração de todos é a única forma de mudar não só o trânsito, mas a vida de uma forma geral.

“Educação, respeito e valorizar o próximo faz com que tudo se torne mais simples, dinâmico e real. Por isso é necessário que nós jovens sejamos multiplicadores do bem, fazendo sempre o correto”, reforça Amanda.

Na palestra sobre “Segurança no Trânsito”, a policial federal Ângela Branco solicitou que os estudantes repassassem aos pais, amigos e conhecidos tudo que foi aprendido.

“A meta é conscientizar a população em geral realizando ações preventivas para um trânsito melhor. Somos servidores, servimos ao público, estamos aqui para isso”, diz a palestrante.

Segundo a professora, Ediane Braga, esse trabalho idealizado dentro das escolas contribui de forma positiva no caráter dos alunos e na redução de sinistros, principalmente com vítimas fatais.

“A mobilização dos órgãos de segurança busca sensibilizar cada jovem, conscientizando sobre o respeito a legislação de trânsito. Quem respeita o trânsito, respeita a vida”, ressalta a educadora.

*Estagiário sob supervisão da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá.