Campanha “Ei Mano, Joga Teu Lixo No Contêiner” recolhe 90 toneladas de resíduos sólidos em um mês em Macapá

A prefeitura de Macapá lançou no mês de abril a campanha “Ei Mano, Joga Teu Lixo No Contêiner”, com a proposta de combater as lixeiras viciadas na cidade. Desses 30 dias de ação, a Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana apresentou um relatório com saldo positivo do trabalho. 90 toneladas de resíduos sólidos foram recolhidas dos 25 contêineres instalados em pontos estratégicos da capital amapaense.

As caixas estacionárias foram posicionadas para o acondicionamento do lixo domiciliar. Entretanto, em alguns pontos, houve o despejo de outros resíduos como caroços de açaí, restos de materiais de construção e carcaças de eletroeletrônicos. A irregularidade foi denunciada pela própria população por meio do Disk Denúncia 9 9970-1078. O secretário municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick, disse que o apoio da comunidade tem sido de extrema importância para que a campanha atinja seu objetivo.

“Durante a campanha orientamos sobre o despejo correto de resíduos sólidos nos contêineres, que são apenas para o lixo domiciliar. Reforçamos nosso canal de denúncias para, junto com a população, identificarmos as pessoas que não estão respeitando as regras. Não queremos notificar nem multar ninguém, mas se houver reincidência da infração vamos fazer cumprir as leis previstas no Código de Postura do Município, só queremos uma cidade limpa”, disse Jean Patrick.

A coleta dos resíduos depositados nos contêineres é feita diariamente. De acordo com José Nilton Pacheco, coordenador-geral de Limpeza Urbana, a campanha tem garantido que animais não rasguem os sacos de lixo e espalhem os resíduos pela rua. “Nos pontos onde instalamos os contêineres tínhamos muitos problemas com lixo espalhado pela rua e falta de acondicionados correto. A população tem entendido nosso objetivo que é evitar amontoados de lixo e a formação de lixeiras viciadas”, conclui.

Semanalmente os contêineres são instalados em pontos distintos de Macapá, que apresentam o surgimento de lixeiras viciadas.

Conforme a Lei Municipal 054/2008, a coleta de lixo não convencional, como, resíduos da construção civil, resíduos de limpeza de residências, eletroeletrônicos, eletrodomésticos e móveis, não podem ser recolhidos pelo serviço de coleta e Transporte de Resíduos domiciliar. A responsabilidade e do gerador do resíduo, que deve contratar uma empresa particular para o recolhimento, que disponibilize uma caçamba estacionária (Contêiner).

Mônica Silva
Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana