Prefeitura de Macapá realizou nesta quinta-feira (13), reunião com equipe do Programa Nacional de Imunização para alinhar sobre o início do cronograma oficial da Campanha de Multivacinação, que visa combater o risco de reintrodução de doenças que foram eliminadas pela vacinação. O cronograma de ações começará a partir do próximo sábado (15) na capital.
A secretária municipal de saúde (Semsa), Erica Aymoré, falou sobre a importância da interação entre o município e a Coordenação Nacional de Imunização.
“É importante essa relação direta para que conheçam sobre as nossas peculiaridades de acesso para chegar até a população. Para entenderem sobre nossa realidade, precisam estar inseridos em nossas vivências e experiências”, enfatizou a gestora.
Conforme o prefeito Dr. Furlan, a ação de vacinação vai facilitar o acesso e aumentar a adesão da população, contribuindo para o fortalecimento da saúde pública na capital.
“Conseguimos avançar com as taxas de vacinação e estaremos mais uma vez envolvidos com o objetivo de vacinar o maior número possível de pessoas nesta ação”, ressaltou o prefeito.
As estratégias de imunização serão adaptadas conforme população, estrutura de saúde e realidade socioeconômica e geográfica de Macapá. É uma campanha promovida pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde.
O diretor do Programa Nacional de Imunização, Eder Gatti, comentou que a reunião serviu para mostrar sobre o alinhamento e o compromisso do município de Macapá com a ação de multivacinação.
“Quem vacina é o município. A capital representa muito, pois possui 60% da população amapaense. Macapá está preparada para a construção dessa política pública para a população”, disse Gatti.
Na capital, a ação seguirá até o dia 30 de julho, com uma força-tarefa de atividades das Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) e Vigilância em Saúde (SMVS). A Campanha também seguirá em alguns distritos, como Lontra e Abacate da Pedreira.