Nesta quarta-feira (26), as Unidades Básicas de Saúde Pedrinhas e Novo Horizonte receberam alta demanda de público em busca de imunização. O mês da Campanha de Multivacinação segue até o dia 30 de julho. Salas de Vacina de todas as UBSs funcionam, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para receber a população.
A campanha é promovida pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde (MS), e visa combater o risco de reintrodução de doenças que foram eliminadas pela vacinação.
O público-alvo prioritário são crianças menores de cinco anos e adolescentes menores de 15 anos. A população em geral também está apta para buscar o posto mais próximo, mediante apresentação de documento oficial com foto, Cartão de vacina, CPF ou Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
A iniciativa é resultado de uma força-tarefa entre as Secretarias Municipais de Vigilância em Saúde (SMVS) e de Saúde (Semsa). “A Campanha continua a todo vapor. Serve para que todas as crianças e adolescentes menores de 15 anos tenham as doses em dia. A imunização correta garante a proteção contra complicações provocadas por diferentes tipos de vírus. Consequentemente, reduz casos e mortes”, explica a diretora da Central de Imunização, Celeomar Brito.
Matheus Chagas é pai do Miguel Victor, de oito meses. Para o autônomo, levar o filho até a UBS Pedrinhas representa alegria, uma vez que, “a saúde dele é prioridade. Todo mês procuro o posto para atualizar a caderneta”.
“Muitas pessoas ainda não se sensibilizaram sobre o impacto da imunização. O fato da gente vacinar as crianças é de grande valia para o desenvolvimento da saúde dos nossos filhos e dos nossos familiares”, avalia a cuidadora Edinete Ferreira, mãe do Joel Filho, de 9 anos.
Ponto itinerante
No próximo sábado (29), haverá ponto itinerante de Multivacinação de Rotina e Covid-19 adulto e infantil, das 10h às 20h, no Amapá Garden Shopping, localizado na Rodovia Josmar Chaves Pinto, bairro Universidade.
“Os pontos itinerantes são uma oportunidade para atualizar a caderneta vacinal. Além disso, como as salas de vacinas ficam fechadas nos finais de semana, os locais definidos pela Prefeitura servem para não interromper a distribuição das doses à população”, explica o gestor da SMVS, Gilmar Domingues.
| Fotos: Luiz Felype Santos/PMM