‘Bloco da Limpeza’ entra em ação após desfile d‘A Banda em Macapá

'Verdinhos da Prefeitura' só irão encerrar os serviços na segunda-feira (1º).

Por Mônica Silva - Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana

Cerca de 40 trabalhadores participaram da ação | Foto: Mônica Silva/PMM

‘A Banda’ arrastou milhares de foliões pelas ruas e avenidas da cidade, neste domingo (31), encerrando a programação do Macapá Verão 2022. Depois da folia ao som das atrações nacionais Durval Lelys e Timbalada, foi a vez dos “Verdinhos da Prefeitura”, como são conhecidos, entraram em cena para limpar o percurso.

A ação iniciou antes mesmo do bloco sair, em frente à sede d‘A Banda na Avenida Ernestino Borges, no Centro de Macapá. Os serviços só serão encerrados nesta segunda-feira, 1º de julho.

A Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana implantou papeleiras nos pontos de maior concentração do trajeto do bloco, para que os foliões descartassem o lixo de forma adequada.

“Fizemos uma grande mobilização para garantir que a cidade continue limpa após ‘A Banda’ passar. Os verdinhos realizam varrição, recolhimento de resíduos, além da lavagem das calçadas e ruas”, explicou o titular da pasta, Jean Patrick.

Ao menos 40 varredores tiveram a tarefa de limpar e recolher o lixo acumulado, com o auxílio de duas caçambas. Suzana Menezes, de 40 anos, integrou a equipe da limpeza, disse que uma grande quantidade de lixo foi deixada para trás, como copos de plástico, sacolas, latinhas de cerveja, papel, entre outros materiais.

“Era muito lixo, mas assim que os brincantes passavam, nós rapidamente entrávamos em ação. Ficou tudo limpinho”, relatou a varredora.


Na Avenida Feliciano Coelho e Rua Leopoldo Machado, vias de maior aglomeração, os serviços de limpeza receberam reforço com mais duas equipes.

O varredor, Vandenei Silva dos Santos, de 43 anos, disse que na área havia bastante garrafa de água e muitas embalagens de alimentos.

“Essas duas via tiveram movimentação maior de pessoas e consequentemente acúmulo maior de lixo. Havia muita garrafa pet, latinhas e até restos de alimentos. Foi tudo limpo e recolhido para as caçambas e levaram para o aterro”, disse.

O material recolhido e que pode ser reaproveitado será encaminhado à Associação de Catadores de Macapá, que fará a destinação final do produto por meio da reciclagem.