Bioparque da Amazônia cria corredor natural de orquídeas nativas

Projeto iniciado em fevereiro distribuirá espécies amapaenses em áreas abertas do parque.

Por Aline Paiva - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Fátima Almeida cuida das orquídeas nativas no Bioparque | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

O Bioparque da Amazônia prepara um novo espaço natural para as orquídeas nativas. O corredor da biodiversidade abrigará diferentes espécies das plantas conhecidas por suas variadas formas de tamanhos, cores e perfumes. A Trilha das Orquídeas está na fase inicial de transformação.

A ideia é que os visitantes possam conhecer as espécies nativas da amazônia expostas livremente nas árvores durante o percurso. Lembrando que o Bioparque já possui uma ecoatrativo destinado a admiração das plantas que compõem a família Orchidaceae, o Orquidário Municipal Terezinha Chaves.

O trabalho socioambiental iniciou em fevereiro. Será feito um mapeamento específico para identificar as espécies, com a preservação no próprio tronco. Até o final de março o espaço estará finalizado.

‘’Teremos um grande expositor em habitat natural. Neste primeiro momento, plantamos em doze árvores, mas ampliaremos com mais dezessete. Além disso, faremos o processo de identificação das orquídeas em plaquinhas. O local se chamará trilha das orquídeas justamente para os turistas observarem a biodiversidade florestal’’, destaca o diretor-presidente do Bioparque, José Aranha Neto.

Espécie orquídea em uma árvore do percurso | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

A área atenderá a parte de botânica do parque, trabalhando noções de educação ambiental com os visitantes. O projeto está sendo executado com o auxílio da Associação de Orquidófilos do Estado do Amapá.

‘’Começamos plantando a epidendrum nocturnum, dimerandra emarginata, scaphyglottis prolifera, cebollata e aspásia nas árvores do circuito. Todas espécies Macapaenses. Transformaremos em uma trilha ecológica para assim fazer com que as pessoas conheçam, valorizem e preservem o que nós temos de bonito’’, complementa a agente de defesa ambiental, Fátima Maria Almeida.

Localização
No momento, o espaço natural fica dentro da Trilha da Onça, fazendo fronteira com o Jardim Sensorial e a área do Jardim Terapêutico Tucuju, que está em fase de implantação através de parceria científica com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa).

Bioparque
O Bioparque é uma fundação pública municipal, vinculada à Prefeitura de Macapá. O espaço agrega três biomas presentes no Amapá e está localizado a 15 minutos do centro da cidade, com acesso pela rodovia Josmar Chaves. Os visitantes podem participar de atividades voltadas para educação ambiental, contemplação da natureza e prática de esportes de aventura, como arborismo, canoagem e tirolesa. Durante todo o passeio é obrigatório o uso de máscara de proteção.