Balanço de 200 dias de vacinação reforça os avanços na área da saúde de Macapá

Anúncio foi feita nesta sexta-feira (6), em uma transmissão ao vivo nas redes sociais. Município alcançou o último grupo da população adulta vacinável.

Por Aline Paiva e Ewerton França - Secretaria Municipal de Comunicação Social

A Prefeitura de Macapá anunciou nesta sexta-feira (6) o cumprimento do cronograma de vacinação contra o coronavírus na população adulta do município. O balanço dos últimos 200 dias de imunização foram apresentados durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais.

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, discursou durante a live sobre a importância da campanha de vacinação que permitiu a queda dos números de casos de pacientes leves e graves.

‘’Trabalhamos incansavelmente com a participação dos profissionais da saúde e voluntários. Fizemos uma campanha extraordinária. A vacinação integrou um conjunto de ações que a prefeitura exerceu, como, por exemplo, a estruturação das unidades de saúde para atendimentos dos pacientes com casos leves e graves’’, frisa.

A secretária municipal de Saúde, Karlene Lamberg, destacou que neste sábado (7) será realizada uma grande ação de repescagem de todos os públicos.

‘’Faremos uma grande repescagem neste sábado. A iniciativa ocorrerá em Unidades Básicas de Saúde e dois shoppings de Macapá. É importante dizer que a aplicação de D2 seguirá normalizada. A Semsa tem feito todo o monitoramento necessário, mas ainda temos o vírus circulando, por isso é preciso tomar todos os cuidados’’, destaca.

Até o momento, a Prefeitura de Macapá realizou nos grupos prioritários a cobertura de 76% com a primeira dose (D1) e 24.45% com a segunda (D2) ou dose única. A cobertura da população em geral, de 18 a 59 anos, contabilizou 53% de doses de D1 e 17% de D2 ou dose única.

200 dias de vacinação
A vacinação na capital iniciou no dia 19 de janeiro, quando foi aplicada a primeira dose na técnica de enfermagem Maria José dos Santos Ferreira, de 58 anos. Neste mesmo dia, a Prefeitura de Macapá divulgou o Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19, um documento contendo as etapas da vacinação contra o coronavírus no município.

No dia seguinte, a instituição começou a vacinar os profissionais de saúde que estavam atuando na linha de frente de combate ao coronavírus e os idosos institucionalizados. Já na primeira quinzena de fevereiro, foi a vez do primeiro grupo prioritário, que era formado por idosos a partir de 85 anos.

Nos meses de março e abril a vacinação avançou para as comunidades quilombolas, tradicionais e ribeirinhas, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e início da vacinação de pessoas com comorbidades.

Com o baixo recebimento de novas remessas para aplicação da segunda dose nas pessoas já vacinadas, a Prefeitura de Macapá entrou com uma ação judicial junto à Justiça Federal solicitando o envio de 10 mil doses ao município. O pedido foi atendido e no dia 14 de maio foi realizada uma ação de 24 horas de vacinação.

Quatro meses após o início da vacinação na capital, a Prefeitura de Macapá começou a ofertar a primeira dose do imunizante aos profissionais de Educação. E no dia 4 de junho, seguindo a nota técnica do Ministério da Saúde, a vacinação chegou ao público geral de 18 a 59 anos, que foi feita de forma decrescente de idade.

Nesta sexta-feira (6) a Prefeitura finaliza o cronograma da vacinação de adultos com a imunização das pessoas de 18 anos, após 200 dias de vacinação em Macapá.