‘Aumentei minhas vendas de 3 litros para 20 no mês’, diz produtora de licores sobre participação na Feira Agricultura e Arte

Ângela Nunes decidiu investir na produção de licores no projeto da Prefeitura de Macapá, que incentiva empreendedores familiares.

Por Joyce Batista - Secretaria Municipal de Agricultura

Ângela Nunes, 65 anos, produz e comercializa licores na Feira Agricultura e Arte, em Macapá | Foto: Joyce Batista/PMM

Em sua 14ª edição sendo realizada neste sábado (6), a Feira Agricultura e Arte, promovida pela Prefeitura de Macapá, tem resultado no fomento da economia local e a profissionalização de pequenos empreendedores como a professora aposentada, Ângela Nunes, 65 anos, que decidiu investir na produção de licores após participar do projeto assim que foi lançado, em 2021.

“Eu vim e as pessoas foram gostando e eu fui investindo nisso. Uma amiga tinha me dado essa ideia, eu peguei a receita e foi só sucesso. Antes eu fazia por hobby e agora eu aumentei minhas vendas de 3 litros para 20 no mês por causa da feira”, conta.

Sozinha, Ângela produz licores de jenipapo, carambola, manjericão e hortelã com árvores e plantas de seu próprio sítio, localizado no bairro Goiabal, zona oeste da cidade. Para ela, é gratificante ter encontrado uma outra paixão na terceira idade.

“Todo dia Deus mostra um caminho e eu vou fundo. Eu acho que é uma redescoberta porque eu nunca pensei em fazer isso da minha vida”, acrescenta a produtora.

Além dos licores do “Sítio da Ângela”, a Feira Agricultura e Arte dispõe de outros produtos como frutas, legumes e verduras, farinhas, castanhas, plantas ornamentais e medicinais, artesanato e pães. Além disso, o Programa Peixe na Mesa também participa com a venda das espécies Pirapitinga e Tambaqui a R$ 15 o quilo.

“É a primeira vez que estou participando e é muito importante porque a gente vive das feiras por conta do movimento e por causa de que outras pessoas conhecem o nosso trabalho. Então, mesmo que eu não faça muitas vendas no dia, sempre acabo recebendo encomendas”, afirma a artesã Juliana Martins, 38 anos.

Artesã Juliana Martins, 38 anos | Foto: Joyce Batista/PMM

Durante a programação, a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) cortou um bolo personalizado em homenagem ao Dia do Agricultor, celebrado no último dia 28 de julho. O evento segue até às 14h deste sábado, na praça Nossa Senhora da Conceição, bairro do Trem, na zona sul.

“Esse é um projeto de sucesso da Prefeitura de Macapá. Todo mês temos essa movimentação maior em algum canto da cidade. É mais renda para os agricultores e mais produtos de qualidade para a população que está sempre prestigiando”, diz o secretário municipal de Agricultura, Raimundo Costa.

Feira Agricultura e Arte
Realizada no primeiro sábado de cada mês pela Prefeitura de Macapá desde maio de 2021, a Feira Agricultura e Arte tem prestigiado cerca de 70 produtores, agricultores e artesãos da capital. Ao longo das edições anteriores, o comércio itinerante injetou mais de R$ 220 mil na economia da capital.