“Atendimento foi ótimo e minhas filhas receberam total atenção”, diz mãe durante ação itinerante no Dia Mundial da Infância

Ação aconteceu durante a manhã no CEU das Artes da Zona Norte e à tarde na unidade da Zona Sul

Por Claudia Leão - Secretaria Municipal de Saúde

Ação ofertou consultas pediátricas, vacinação e atendimento com nutricionista e psicólogo | Foto: Jesiel Braga/Secom

Em alusão ao Dia Mundial da Infância, comemorado em 21 de março, a Prefeitura de Macapá realizou na manhã desta terça-feira, uma ação itinerante de saúde voltada ao público infantil no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) da Zona Norte da capital.

Joelma levou o filho Joaquim para a primeira consulta | Foto: Jesiel Braga/Secom

A dona de casa Joelma dos Santos, de 32 anos, levou o pequeno Joaquim, de 1 mês, para a primeira consulta de avaliação com o pediatra.

“Como meu parto foi cesárea, estava difícil sair de casa para agendar a consulta dele. Na ação é mais fácil. Ele foi avaliado e estou mais tranquila com o desenvolvimento dele”, comemorou.

Além de consultas com médico pediatra, a programação ainda ofertou triagem neonatal, atendimento nutricional com suplementação de ferro e vitamina A, psicólogo, vacinação e atividades recreativas com educador físico.

Lucivânia com as filhas e a sobrinha | Foto: Jesiel Braga/Secom

A professora Lucivânia Fialho soube da ação pelas redes sociais e aproveitou para levar as filhas Luna Gabriela, de 5 meses, Evelyn Marina, de 8 anos e a sobrinha Larissa Manoela, de 7 anos para consultas médica e atualização da caderneta vacinal.

“Achei excelente porque minhas filhas estão doentes e precisavam passar pela avaliação do pediatra, o atendimento foi ótimo e minhas filhas receberam total atenção. Também trouxe a minha sobrinha que precisava tomar uma vacina e depois elas vão poder participar das brincadeiras com o educador”, disse.

As ações itinerantes fazem parte do programa “Saúde Para Todos”, o maior plano da Prefeitura de Macapá que trabalha a descentralização dos serviços de saúde, levando para os bairros e distritos do município uma série de serviços de saúde.

“É uma data muito importante que serve de reflexão sobre os direitos das nossas crianças, como acesso à educação e saúde. É muito importante que elas recebam esses atendimentos e sejam avaliadas por uma equipe multiprofissional”, ressaltou a coordenadora municipal de Saúde da Criança, Carla Corina Paiva.

Durante a tarde, a ação levou os mesmos serviços para o CEU das Artes da Zona Sul, localizado no bairro Jardim Marco Zero, ampliando a oferta de atendimento para os pais ou responsáveis.