“As vacinas salvam vidas’’, diz dona Maria Joaquina durante ação de aplicação da 2ª dose de CoronaVac em Macapá

A falta de insumo farmacêutico ativo (IFA), vindo da China, tem dificultado a fabricação da CoronaVac, produzida no Brasil pelo Instituto Butantan. Na sexta-feira (18), a Prefeitura de Macapá recebeu um lote de 4.800 mil doses do Ministério da Saúde e realizou neste sábado (19) uma ação para aplicação da 2ª dose (D2) do imunizante, exclusivamente para as pessoas que deveriam ter recebido a vacina no período de 16 a 22 de abril.

A atividade, que iniciou às 17h e se estendeu até a meia-noite e trouxe mais esperança a dona Maria Joaquina, de 67 anos, que recebeu o imunizante eficaz contra a Covid-19, no ponto de drive-thru do estacionamento do Estádio Zerão.

‘’As vacinas salvam vidas, por isso estou tão feliz. A sensação é de tranquilidade, me sinto protegida. Graças a Deus recebi minha dose, estou em paz! Mas, vou continuar usando máscara e álcool em gel, pela segurança de todos”, conta dona Maria.

O reforço vacinal garante que a imunização se torne completa, sendo um sinal de respeito para quem partiu, como reforça seu José Rocha, de 60 anos, que recebeu a D2 no drive-thru da Praça Floriano Peixoto.

“Cheguei a pegar Covid perto do período da minha segunda dose. Passei ruim, mas graças a Deus estou recuperado. Eu venci a doença. Se protejam! Agradeço a equipe de saúde do Dr. Furlan pelo acolhimento’’, relata seu José.

A subsecretária municipal de Vigilância em Saúde, Nayma Picanço, destaca que a ação vai continuar em outros dias e o calendário será divulgado nas redes sociais da Prefeitura.

“Após a ação de hoje, faremos um levantamento de quantas pessoas completaram o esquema vacinal com a CoronaVac. Disponibilizaremos um novo cronograma em breve, de acordo com as doses disponíveis”, conclui a subsecretária.

Aline Paiva
Secretaria Municipal de Comunicação Social