‘Arraiá du Mercado Centrá’: alegria, empreendedorismo, fomento a manifestação cultural

Na primeira noite, 12 quadrilhas se apresentaram, no segundo dia serão 13, e no terceiro dia acontecerá a apresentação das quadrilhas campeãs, em seguida, o show da banda Magníficos

Por Anselmo Wanzeller - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Bandeirinhas colorem o céu e trazem alegria. A dança das cores convida o público a olhar para o alto onde elas se encontram. Foi assim que a frente do Mercado Central se transformou em um grande arraial na noite de sexta-feira (16), quando o prefeito Dr. Furlan deu início às festas juninas de 2023 na capital.

O público que lotou as arquibancadas pôde dançar e se divertir com as apresentações dos quadrilheiros. A festa deu aos presentes uma mostra do que será a segunda edição do ‘Arraiá du Mercado Centrá’, evento que vem cheio de novidades até o próximo domingo (18).

Segurança e organização

Para garantir que tudo ocorresse da forma como foi planejado, os organizadores levaram para o local equipes dos verdinhos, da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, agentes de trânsito da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), Guarda Municipal, profissionais da saúde e outros serviços considerados essenciais para o bom funcionamento do evento.

Nos bastidores

Cavalheiros se preparavam com indumentárias e chapéus de palha e damas vestidas com tecido de chita e renda se maquiavam para as apresentações. As coreografias mantinham os passos tradicionais, como o caminho da roça. Com gritos de guerra, a temática era definida e repertório organizado, tudo já estava no ponto para o espetáculo das cores começar.

Cauane Souza e Catrinny Teles se maquiavam e ajudavam os homens a se fantasiarem. Para elas, esse momento ficará marcado em suas vidas. “Nos preparamos o ano inteiro com ensaios e exercícios físicos, justamente para podermos dar o melhor nas apresentações. Nos maquiamos e ajudamos os outros a se vestirem. Esse momento é um dos mais esperados, marcante em nossas vidas”, comentou Cauane.

Renda extra

Com o objetivo de fortalecer a economia local e proporcionar uma experiência cultural, o 2° Arraiá du Mercado Centrá oferece uma oportunidade significativa para 150 empreendedores. Eles foram selecionados para obter autorização de uso de espaço público durante os 3 dias de evento.

Muitos conseguem, no evento, fazer sua renda extra. Sem contar, que são 3 dias de alegria e diversão para toda a família.

Maria José Freitas, de 67 anos, foi umas das que aproveitou o momento para vender suas comidas típicas de festa junina. “Com a venda do bolo de milho, tacacá, vatapá e mingau, consigo levar um bom dinheirinho para casa. Trouxe meu marido e minha neta para me ajudar, pois sei que nesses momentos os macapaenses adoram estar presentes”, ressaltou a aposentada.

Mais novidades

Na primeira noite, 12 quadrilhas se apresentaram, no segundo dia serão 13, e no terceiro dia acontecerá a apresentação das quadrilhas campeãs, em seguida, o show da banda Magníficos.

I foto: Abel Neto