O sábado (23) tornou-se histórico aos moradores do Arquipélago do Bailique. Pela primeira vez, a Arena Esportiva da região foi reconstruída pela Prefeitura de Macapá e recebeu novo gramado sintético.
A área foi batizada com o nome de um dos fundadores da comunidade Vila Progresso, onde fica o lugar: Benedito dos Santos Quaresma. Foi jogador e técnico do time Juventus, do arquipélago.
A reforma foi comemorada pelos habitantes, com direito a fogos de artifício e as primeiras partidas oficiais, por meio da última seletiva da 46ª edição do Interdistrital de futebol amador feminino e masculino.
Os times que estrearam no espaço esportivo foram Jaburuzinho e Carneiro. Em seguida, a equipe dos servidores municipais contra os Veteranos da Providência.
A reconstrução da Arena Dubai – Benedito dos Santos Quaresma beneficiará cerca de 60 comunidades integrantes do Arquipélago, que fica distante 180 quilômetros da cidade de Macapá.
“Um passo importante. É um sonho do Bailiquiense ter um espaço moderno e organizado. O futebol era desprezado pelo fato de não ter local decente para a prática. O esporte, com certeza, vai evoluir”, disse o filho do homenageado, Benedito Filho.
O tamanho total da área é de 4.345,50 metros quadrados. O investimento de R$ 935.293,96 é oriundo de emenda Federal do senador da República, Lucas Barreto (PSD), mais contrapartida do Tesouro Municipal.
Os serviços executados pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) foram: limpeza; terraplanagem; compactação e nivelamento do terreno; construção de canaletas; drenagem superficial; aplicação de grama sintética, amortecedores de impactos e granulados de borracha; muretas; pinturas diversas; reforma dos alambrados; traves de futebol e iluminação em led.
O entorno recebeu modificação do calçamento; cabine de locução com banheiro; arquibancadas e vestiários. O investimento é do Tesouro Municipal.
O chefe do Executivo avaliou a inauguração. “Bailique tem uma Arena estilo Praça Nossa Senhora de Fátima. É um lugar para todos se divertirem. A gestão pensa em um Bailique feliz, acessível e que tenha tudo que a capital Macapá tem. Que Deus abençoe cada vez mais a todos”, frisou Dr. Furlan.
Para o pescador e jogador, Thalen Santana, ter um novo campo “é um privilégio”. ‘Vai melhorar e muito os nossos jogos. Haverá mais qualidade no futebol. É um trabalho incrível ao povo do Bailique. É a primeira restauração desde a inauguração”.
Segundo Lucas Barreto, “o mandato pensa e age à população que era considerada invisível pelo Poder Público. Temos investimentos nos distritos e no arquipélago. Com certeza, os interiores ficarão lindos, iguais a cidade”.
| Fotos: Luiz Felype Santos/PMM e Rosivan Santos/PMM