“Aqui é meu Bairro” continua com consulta pública até o dia 27 de agosto. Conheça o bairro Pacoval

Fotos: Cleito Souza

A prefeitura convida a população da cidade de Macapá a participar da consulta pública. Os interessados em conhecer, opinar e contribuir com este trabalho, que resultará na aprovação de uma Lei, deve enviar suas contribuições até 27 de agosto de 2020, por meio do cadastro e preenchimento do Formulário de Consulta Pública, pelo link: https://macapa.1doc.com.br/b.php?pg=wp/detalhes&itd=12.

O projeto “Aqui é meu Bairro” tem como finalidade a nova delimitação e definição dos bairros da cidade. Por meio de Projeto de Lei, propõe a alteração, delimitação e criação de bairros no município de Macapá. A proposta legislativa apresenta 61 bairros devidamente individualizados, por intermédio de georreferenciamento, com sua espacialização dentro do perímetro urbano devidamente definida.

Pacoval

O topônimo é derivado de Pacobal, que significa “bananal”, referindo-se a um tipo de banana, chamada de pacova. Os primeiros moradores deste bairro populoso foram os nordestinos, que se localizaram às margens do Lago do Pacoval, onde passaram a praticar a agricultura rudimentar, sendo que alguns tentaram trabalhar com a pecuária.

No século XVIII, Mendonça Furtado mandou abrir um canal no Lago do Pacoval para o escoamento de suas águas, pois era foco de mosquitos transmissores da malária, que atingia os moradores da então Vila de São José de Macapá. As principais vítimas da malária eram os índios. Por sinal, existem no bairro duas áreas que foram usadas como cemitérios. Um está situado no começo da avenida Piauí e outros às margens do lago.

Tudo indica que o pacoval encontrado pelos colonos nordestinos tenha sido plantado pelos indígenas. O bairro possui várias escolas e igrejas, destacando-se a de Nossa Senhora Aparecida, segundo o histórico do jornalista Edgar Rodrigues.

Secretaria de Comunicação de Macapá   

Cliver Campos 

Assessor de comunicação   

Contatos: 98126-0880 / 99175-8550