“Aprendi a trabalhar com edição de vídeos pelo meu celular”, diz adolescente no projeto Cidade Jovem da Prefeitura de Macapá

Iniciativa da Coordenadoria Municipal de Juventude vai percorrer vários bairros de Macapá

Por Mônica Nascos - Secretaria Municipal de Direitos Humanos

Morador do Macapaba, Andrew Adrian, ficou feliz pela oportunidade de conhecer o universo do audiovisual | Foto Arthur Alves PMM

Trezentos moradores do Conjunto Habitacional Macapaba participaram da primeira edição do programa Cidade Jovem que ofertou capacitações em diferentes cursos promovidos pela Prefeitura de Macapá por meio da Coordenadoria Municipal de Juventude (Comjuv) da Secretaria de Direitos Humanos. Serviços de saúde, massoterapia e socioassistenciais foram realizados na Creche Eliana Azevedo, na manhã deste sábado (10). O prefeito Dr Furlan participou do encerramento da programação.

O adolescente Endrew Adrian, de 17 anos, estudante do terceiro ano do ensino médio, agradeceu a oportunidade de aprender a produzir vídeos. Ele disse que não conhecia as técnicas de produção de conteúdo para as redes sociais, apesar de ter o equipamento mais importante em suas mãos, o celular. “Aprendi a trabalhar com edição de vídeos pelo meu celular”, destacou o jovem.

O curso de Edição de Vídeo foi ministrado pelo professor de audiovisual Rosivan Santos, que na ocasião, disse que os jovens podem investir no trabalho de edição de vídeos institucionais para ganhar dinheiro.

“Um vídeo de 60 segundos custa no mínimo duzentos reais, bem editado e com informações relevantes ao público específico, seja para as redes sociais, festas de aniversários, casamentos ou cerimônias. E aqui na oficina, o jovem aprendeu a editar de vídeos e as orientações de como trabalhar no mundo do audiovisual”, ressaltou Rosivan.

O prefeito Dr Furlan entregou certificados aos participantes, pessoalmente, e informou que o Programa Cidade Jovem vai percorrer toda cidade de Macapá com muita alegria, e a responsabilidade de transmitir conhecimento e formação aos jovens.

“O jovem tem de estar preparado para quando surgir oportunidades de emprego já tenha o conhecimento técnico para trabalhar. Por isso o Programa Cidade Jovem vai abranger a juventude de todos os bairros e as comunidades distritais com o objetivo de promover conhecimentos técnicos aos que necessitam de entrar no mercado de trabalho”, enfatizou o prefeito.

Para o secretário municipal de Direitos Humanos, Raimundo Azevedo, o programa Cidade Jovem visa promover cidadania por meio de um tripé essencial: cultura, capacitação e empreendedorismo.

“Na nossa gestão, a promoção da cidadania perpassa por três vertentes fundamentais para o desenvolvimento humano. Na cultura, vamos incentivar a música e o teatro, no empreendedorismo, o fomento da geração de renda e na capacitação, as oficinas para o conhecimento técnico”, frisou o secretário.

O lançamento do Programa Cidade Jovem aconteceu na Creche Eliana Azevedo e contou com apoio da Faculdade Madre Tereza, do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), Secretaria de Assistência Social (Semas), Secretaria de Vigilância e Saúde (SVS); Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e do Vereador de Macapá, Alexandre Azevedo.

O coordenador municipal de Juventude, Ian Mowbray, disse que também foram ofertadas oficinas  de Elaboração de currículo e comportamento em entrevista; Técnicas de vendas; Trança nagô; Suporte Básico de vida (Primeiro Socorros);  Limpeza de pele facial;  Marketing e empreendedorismo; Argiloterapia e Análises clínicas. Ele incentivou os jovens a conquistar seus sonhos.

“O lançamento do Programa Cidade Jovem, que será permanente e itinerante, é o primeiro passo para que possamos garantir os direitos da nossa Juventude. Por isso os participantes das capacitações foram incentivados para o mercado de trabalho, para estudos, para vencer e a lutar pela construção de uma sociedade melhor”, concluiu o coordenador.

Confira as fotos de Arthur Alves