Ao completar 69 anos, Mercado Central de Macapá ganhará nova área comercial que privilegia o empreendedorismo

Serão construídos 42 novos boxes, com banheiros acessíveis e depósito para material de limpeza.

Por Narah Pollyne - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana

Espaço foi pensado para privilegiar os empreendedores que já trabalham no local | Foto: Rogério Lameira/PMM

Prestes a completar 69 anos de existência no próximo dia 13 de setembro, o Mercado Central de Macapá entra em uma nova fase da sua história. Um dos mais importantes pontos turísticos da capital terá uma outra área comercial que fomentará o turismo e a economia criativa.

Com uma localização privilegiada, o local foi o precursor do desenvolvimento comercial no Amapá desde sua inauguração, em 1953. O ponto tradicional vendia produtos alimentícios como carne, peixe, frango, ervas, temperos e farinha, que ainda fazem parte da alimentação diária da população local.

A nova área terá mais de 700m², na qual serão construídos 42 novos espaços comerciais, com banheiros acessíveis e depósito para material de limpeza. O espaço foi pensado para privilegiar os empreendedores que já trabalham no local, sem esquecer a arquitetura característica do mercado e sua importância histórica para Macapá.

O projeto arquitetônico traz traços mais simples e que complementará o trabalho de revitalização que já foi feito na primeira etapa de restauração do Mercado Central.

“Para continuar com a harmonização de toda a área, a nova construção será um ambiente minimalista, valorizando os conceitos da área e oferecendo ao feirante qualidade de trabalho com novas possibilidades de oferecer um produto”, conta o subsecretário de Obras Públicas, Ivy Vasconcelos.

Serão contemplados os empreendedores da área que ocupavam o Mercado, no perímetro entre as vias Avenida Antônio Coelho de Carvalho com a Rua São José.

Com mais de 20% dos trabalhos realizados, agora são construídas as bases e as estruturas inicias. O serviço é executado pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) e custará pouco mais de R$ 1,3 milhão, com recursos do Tesouro Municipal, mais emenda federal.

Serão construídos 42 boxes comerciais na parte de trás do Mercado Central | Foto: Reprodução/Semob