‘Antes eu não gostava de sorrir’, declara paciente após tratamento odontológico da Prefeitura de Macapá

Serviços básicos da saúde bucal são realizados em todas as UBSs da capital.

Por Joyce Batista - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Irailde Santos Sarmento, 55 anos | Foto: Júnior Dantas/PMM

Dar mais dignidade e autoestima através da saúde bucal é um dos objetivos dos serviços odontológicos ofertados pela Prefeitura de Macapá, que atendem todos os bairros e distritos da capital. Esse trabalho alcançou a técnica de enfermagem Irailde Santos Sarmento, 55 anos, que voltou a exibir seu sorriso após um tratamento ortodôntico na Unidade Básica de Saúde (UBS) Marcelo Cândia, bairro Jardim Felicidade I, zona norte.

“Quando eu soube que estavam fazendo aqui, meu irmão marcou e eu vim fazer o tratamento. Meus dentes estavam quebrados e eu não tinha condições de mandar fazer porque tratamento dentário é caro. Antes eu não gostava de sorrir porque estava ruim e muitos médicos diziam que teria que fazer um implante, mas aqui foi diferente. E eu gostei, todos são muitos prestativos com a gente”, conta.

Além de Irailde, o irmão dela, o servidor público Joelson Santos Sarmento, 50 anos, também foi beneficiado com os serviços que o aliviaram das dores em sua boca.

“Há quase três anos eu tinha essas dores e os meus dentes estavam todos comprometidos. E agora eu estou muito feliz e muita gente também está feliz porque está conseguindo se tratar. Os médicos são de muita competência e fazem um ótimo trabalho aqui com a gente. Eu faço parte da comunidade e está voltando o tempo do povo acreditar”, diz.

Os irmãos Joelson e Irailde continuam sendo acompanhados pela UBS, através das médicas Sandy Tenório e Vanessa Costa, que formam uma das três equipes odontológicas da unidade. O local oferta restauração, limpeza, pré-natal odontológico, extração, raspagem, profilaxia, frenectomia, serviços de urgência, aplicação de flúor e consultas em geral.

“Temos equipes em todos os horários, com dois médicos em cada turno, que fazem todos os procedimentos básicos da odontologia. Então, a gente tenta acolher de uma forma com que os pacientes se sintam seguros em receber os cuidados e as orientações adequadas”, afirma Sandy.

De acordo com o coordenador de Saúde Bucal do Município, Patrick Alfaia, a Prefeitura de Macapá, a população que necessita desses serviços pode procurar qualquer UBSs da sede da capital ou dos distritos, além do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que funciona no prédio do Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, na zona norte da capital.

“Realizamos em média 40 mil atendimentos e qualquer pessoa pode ter acesso a esses serviços através do sistema Same de cada unidade, com o polo de atendimento que capta esses pacientes e fazem a marcação. Além disso, tem o Estratégia Saúde da Família, em que os agentes comunitários rastreiam as necessidades médicas nas residências e já fazem esse encaminhamento também”, explica.

Médicas Sandy Tenório e Vanessa Costa acompanham o tratamento de Joelson Sarmento | Foto: Arquivo Sandy Tenório/PMM

Serviço
Para ter acesso a qualquer tratamento em UBSs, o cidadão deve verificar os dias de marcação de consulta em cada unidade e realizar o procedimento de posse do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Carteira de Identidade; ou informar seu interesse para os agentes comunitários de saúde, que farão o agendamento. Após isso, basta esperar pelo dia e horário marcados para receber o atendimento.