Amapá Sabor: Festival apoiado pela prefeitura celebra culinária local e reúne 45 mil pessoas no final de semana em Macapá

Objetivo do festival foi fomentar a culinária regional e apresentar a cidade que é capital do Amapá através da cultura gastronômica e musical

Por Wellington Barros - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Público durante última noite do Festival Amapá Sabor edição especial Macapá que aconteceu de 9 a 12 de novembro na praça do Barão no centro da cidade | Foto: Albert Soares/PMM

O Festival Amapá Sabor 2023, edição especial Macapá, chegou ao fim neste domingo (12), na Praça do Barão, centro da cidade. O evento, apoiado pela Prefeitura de Macapá, começou na quinta-feira (9), e reuniu cerca de 45 mil pessoas e 24 estabelecimentos gastronômicos que ofereceram pratos exclusivos inspirados na culinária local. A programação contou com atrações musicais.

O Festival Amapá Sabor 2023 (14ª edição) é uma realização do Sindicato de Hospedagem, Alimentação e Entretenimento do Amapá (Shaea) e nesta edição Macapá é a cidade homenageada e tema do festival.

Foram quatro dias de evento com a estimativa de público no total de 45 mil pessoas, média de 10 mil pessoas por dia, exceto na sexta-feira que o número subiu para 15 mil, que puderam passar em um dos 24 empreendimentos dos mais diversos tipos culinários, de doces a salgados, bebidas e sobremesas.

O objetivo é valorizar a cultura e a gastronomia do Amapá, além de fomentar o turismo e a economia local. Na última noite do festival, a banda infantil Chocolate com Pipoca animou a criançada presente com canções divertidas e educativas. Já para o público adulto, a cantora Hanna Paulino trouxe clássicos do pop rock nacional e internacional.

Pedagoga, Aline Melo, 28 anos, é mãe do pequeno Victor Gohan de 2 anos, ela aproveitou a programação especial voltada para as crianças e levou seu filho para se divertirem juntos.

“Além de toda comida gostosa que a gente encontra aqui ainda tivemos essa parte infantil. Acho muito bom isso por que a gente se diverte em família em um único lugar”, contou a pedagoga.

A responsável pela parte cultural do evento foi a Fundação Municipal de Cultura (Fumcult). Durante todo o festival artistas locais se apresentaram para o público trazendo diversos ritmos, desde Música Popular Amapaense (MPA) até brega e sertanejo.

Para o Diretor-presidente da Fumcult, Caetano Bentes, o festival é oportunidade de unir dois elementos que representam a identidade cultura de qualquer povo, a gastronomia e a música.

“A junção, gastronomia e música, deu muito certo. Os nossos artistas fizeram um verdadeiro espetáculo nesses 4 dias. Valorizando ainda mais a nossa cultura local e mostrando a nossa identidade cultural através desses dois segmentos”, pontuou Caetano.

O casal de empreendedores gastronômicos Thais Oliveira e Luiz Fernando Garcia iniciaram seus negócios em abril deste ano, eles participaram do festival e trouxeram pratos exclusivos como o leitão picante e fraldinha com abóbora e ervas.

“É o nosso primeiro festival e é muito bom conseguir apresentar um pouco da nossa gastronomia para o público nos conhecer. Está sendo realmente surpreendente. A gente nunca atendeu tantas pessoas ao mesmo tempo. O movimento foi muito bom e estamos muito satisfeitos com o festival”, disse Luiz Fernando.

Uma das pessoas que degustou os pratos de Luiz Fernando Garcia, foi o médico Bruno Galiza, ele é do estado da Paraíba e se mudou para Macapá há quatro meses. O médico aproveitou a oportunidade para conhecer mais da gastronomia do município e se inserir na cultura local.

“Seria impossível achar uma coisa melhor nesse momento para agregar com muitas opções e música boa. O festival  veio em um momento maravilhoso por que eu estou querendo conhecer a cidade e aqui é uma oportunidade de criar laços com a identidade local através da gastronomia que é um laço cultural também”, expressou Bruno Galiza.

A Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi) ficou responsável pela parte de logística dos empreendimentos, organização, alocação e suporte do festival. Além da parte gastronômica a pasta também alocou 20 empreendedores rurais com produtos como, frutas e hortaliças, artesanato, tucupi, queijo e vários outros.

Secretária da Semtradi, Marciane Santo, fala da importância do Festival  para o empreendedorismo local e para gastronomia da região.

“Essa edição veio consolidar uma estratégia de fortalecimento da nossa gastronomia local, cultura e o empreendedorismo. Nós temos a Alegria de ter feito parte disso e com certeza aquecido a economia e ter dado o start para as festas de final de ano”, ressaltou a titular da Semtradi.

Foram quatro noites de celebração da gastronomia local, com música, muitos pratos e sabores típicos da capital Macapá. O objetivo do festival foi fomentar a culinária regional e apresentar a cidade que é capital do Amapá através da cultura gastronômica e musical.

“Estamos chegando ao final do festival, com um Balanço muito positivo. Tivemos aqui uma vitrine aberta  para mostrar os empreendedores, fomentar a gastronomia e o comércio em si. Foi um sucesso total, todos os empreendedores muito satisfeitos e com boas perspectivas para o próximo ano”, declarou Socorro Azevedo, diretora do Sindicato de Hospedagem, Alimentação e Entretenimento do Amapá (Shaea)

Confira mais fotos: