Alunos da rede municipal apresentam Poesia, Música e Desenhos no projeto de Resgate à Infância e Erradicação do Trabalho Infantil

Dez escolas municipais participaram da conclusão do projeto realizado entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Prefeitura de Macapá

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Projeto MPT na Escola reuniu estudantes de dez escolas municipais do ensino fundamental | Foto: Merlin Pires /PMM

Neste sábado (26), a Prefeitura de Macapá e o Ministério Público do Trabalho realizaram na sede da Unidade Integrada SESI/SENAI A Banda, área central da cidade, a culminância do projeto “MPT na Escola 2024”, com apresentação de atividades realizadas em sala de aula pelos estudantes.

Os trabalhos apresentados foram nas categorias Poesia, Música e Desenho, dentro da temática Resgate à Infância e Erradicação do Trabalho Infantil.

O projeto MPT na Escola tem o objetivo de sensibilizar alunos, profissionais da educação e familiares sobre os direitos da criança e do adolescente e a luta contra o trabalho infantil no Brasil.

A iniciativa acontece anualmente e está em sua segunda edição em Macapá, e alcança dez escolas municipais e mais de 1500 estudantes do ensino fundamental.

Segundo o procurador Hugo Anciães, coordenador do Ministério Público do Trabalho em Macapá, o MPT na Escola envolve a capacitação dos profissionais de educação para a discussão em sala de aula sobre a importância da erradicação do trabalho infantil em território brasileiro.

“Para as capacitações são utilizados mecanismos lúdicos para que se possa conversar com as crianças sobre um tema, que é grave e pesado, de uma forma mais leve, que estimule a criatividades delas, na produção de mensagens contra o trabalho infantil, por meio da escrita, do desenho e da música”, destacou o procurador.

A estudante Eloah Menezes, de 9 anos, estudante do 4° ano da Escola Municipal Quilombola Joanna Santos, estava feliz pela oportunidade de apresentar o ladrão de Marabaixo “O Quilombo contra o Trabalho Infantil”, que ela e seus colegas escreveram durante o projeto.

“Com esse ladrão de Marabaixo, eu digo Não ao Trabalho Infantil”, disse a menina, convicta.

Heitor Miguel, de 11 anos, estudante do 4° ano da Escola Municipal Lúcia Neves Deniur se inspirou em cenas de crianças ribeirinhas trabalhando no rio Amazonas, para criar seu desenho, dizendo Não ao Trabalho Infantil.

A programação contou com apresentação musical da professora Edilma Carvalho (EMEF Gerson Trindade), exposição das atividades desenvolvidas em sala de aula, dança, entrega de certificados e premiação aos alunos e professores.

O projeto ‘MPT na Escola’ é uma realização do Ministério Público do Trabalho, com apoio das secretarias municipais de Educação (Semed), de Assistência Social (SEAS) e Conselho Tutelar.

Para o secretário municipal de Educação Madson Millor “o projeto é uma importante ferramenta para a erradicação do trabalho infantil e de resgate da infância de crianças que vivem essa realidade”, afirma o gestor.

Confira mais fotos: