Alunos da Clínica Escola Coração Azul têm contato com a natureza em visita ao maior parque urbano do Amapá

Atividade faz parte da campanha “Abril Azul” da Prefeitura de Macapá

Por Elisa Maciel - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Mais de 30 alunos da Clínica Escola Coração Azul participaram de uma visita guiada ao maior parque em área urbana do Amapá nesta segunda-feira (24), como parte das atividades da campanha ‘Abril Azul’ da Prefeitura de Macapá. Divididos em grupos, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a fauna e flora da Amazônia, além de receberem educação ecológica durante a excursão. 

A iniciativa tem como finalidade a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em atividades recreativas. 

Os alunos foram recepcionados pela equipe de guardas-parques e biólogos que trabalham no local. Durante o passeio, as crianças puderam perguntar sobre os animais, plantas e árvores que estão presentes no espaço de 107 hectares.

Nataly Isabele, uma criança de 7 anos, participou da programação e é uma das pacientes da clínica há um ano. Segundo a mãe dela, Natalia Santos, o acompanhamento na clínica foi crucial para o desenvolvimento das habilidades sociais e de comunicação de Nataly com outras crianças. Natalia também destacou que o passeio ao Bioparque proporcionou momentos de alegria, conforto e aprendizado para sua filha.

“Fico muito feliz com o progresso da minha filha porque antes ela não conseguia entrar numa sala de aula e hoje ela já consegue conviver com outras crianças. Em alguns ambientes ela ainda precisa usar fone de ouvido, pois o barulho incomoda, mas aqui no Bioparque não precisou. Ela está contente e curiosa para conhecer todo espaço”, disse.

A diretora da escola, Camila Cadena, explica a importância de proporcionar aos alunos o contato com a natureza para o estímulo do desenvolvimento cognitivo individual.

“O autismo é uma condição de saúde que pode se manifestar em vários graus e de forma única. Afeta duas áreas do desenvolvimento que são a comunicação social e o comportamento. Dessa forma, essas experiências fora do ambiente clínico é fundamental para despertar as habilidades e diferentes sentimentos em nossas crianças”, ressalta.

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