Aluna da rede municipal de Macapá é ouro no 1º dia das Paralimpíadas Escolares, em Brasília

Aylla Vitória estuda na Escola Lúcia Neves Deniur e conquistou pódio na modalidade de atletismo nesta quarta-feira (10).

Por Ingra Tadaiesky - Secretaria Municipal de Educação

Aylla Vitória momentos antes do embarque para Brasília (DF) | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

Aylla Vitória é a primeira estudante da rede municipal de ensino a conquistar uma medalha de ouro na etapa regional das Paralimpíadas Escolares. Competindo no atletismo, a paratleta e mais dois colegas, representaram a capital de Macapá no evento realizado em Brasília (DF), nesta quarta-feira (10). 

Portadora de paralisia cerebral, Aylla já esteve de frente com o preconceito de pessoas que não acreditaram no seu potencial. A dona de casa Edilene do Amaral é mãe da estudante e conta que ela nunca se deixou abalar. 

“Já me botaram muito pra baixo, já chorei muito por isso, mas agora não ligo mais. Aonde tiver que ir pela minha filha, eu vou. Ela sempre fala ‘mãe, eu não ligo para o que falam de mim e nem que riam de mim’, e isso me fortalece. Aylla é muito forte e independente”, contou a mãe, emocionada. 

Aylla Vitória ganhou medalha de ouro em atletismo, durante a etapa regional das Paralimpíadas Escolares | Foto: Luziwania Fernandes/Semed

Aylla entrou para o esporte ao participar de atividades na Escola Municipal Lúcia Neves Deniur, no bairro Brasil Novo, na zona norte da cidade. A desenvoltura da estudante chamou a atenção dos professores, que gravaram um vídeo dela. Quando os técnicos de atletismo tiveram acesso às imagens, imediatamente a recrutaram para a modalidade. 

A vida da estudante é uma história de força e superação. Aylla, que começou a andar com 8 anos de idade, hoje aos 11, sobe no lugar mais alto do pódio. “Ela não andava, e agora, ver ela correndo é incrível, é emocionante. Antes eu acreditava no que os outros falavam, mas agora não”, lembra a mãe, orgulhosa.

Aylla Vitória e sua mãe, Edilene do Amaral | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

Os esportes são uma forma de promover a saúde física e mental e para os paratletas representa uma forma de triunfo sob todas as dificuldades.

“Ela tem muita força de vontade. Os técnicos perguntaram se ela conseguia fazer os exercícios que eles queriam, e ela disse ‘eu vou tentar’. Em nenhum momento ela disse ‘eu não vou conseguir’. É sempre ‘eu vou tentar’ ou ‘eu vou conseguir’”, relata Edilene. 

Paralimpíadas Escolares
As Paralimpíadas Escolares iniciaram nesta quarta-feira (10) e seguem até sexta-feira (12). Esse é o maior evento esportivo para estudantes com deficiência do Brasil. E esta é a primeira vez que a Prefeitura de Macapá envia alunos para a etapa regional da competição. Com a medalha, Aylla também se classifica para a fase nacional do evento, que acontecerá em novembro, em São Paulo.

Os estudantes que participaram da etapa regional das Paralimpíadas Escolares foram selecionados a partir dos Jogos Paradesportivos, em maio. O evento teve a participação de 169 crianças da rede municipal de ensino.