Alegria da criançada marca gincana infantil no Bioparque da Amazônia, em Macapá

Semana do Meio Ambiente contou com brincadeiras infantis para conscientizar o público sobre a preservação da natureza.

Por Alexandra Gomes - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Crianças se divertem na gincana infantil do Bioparque | Foto: Alexandra Gomes/PMM

Neste sábado (4) o Bioparque da Amazônia, em alusão a Semana Nacional do Meio Ambiente, promoveu uma programação especial para o público infantil. Para as crianças foi elaborado um conjunto de atividades de entretenimento e diversão com temáticas voltadas para a conscientização e preservação da natureza.

Acompanhados dos pais e responsáveis, algumas crianças estavam conhecendo o lugar pela primeira vez e se surpreenderam com o que viram. Foi o caso de Eduardo Maciel Palheta Nogueira, 8 anos, que queria muito ver uma onça pintada fora das telas da televisão.  

“Eu queria muito ver uma onça de verdade, vê ela de perto é muito legal. Gostei de tudo, de todas as brincadeiras e de aprender como cuidar das plantas e dos animais para que todos vivam bem”, diz o menino.

Eduardo Maciel Palheta Nogueira, 8 anos, foi ao Bioparque pela primeira vez para conhecer a onça pintada e ainda ganhou a corrida do saco | Foto: Alexandra Gomes/PMM

As brincadeiras da gincana infantil impulsionaram a alegria das crianças que participaram de todas as atividades. Teve fila do público mirim para pintura facial, oportunidade em que cada um escolhia a espécie que mais gostava para ilustrar no rosto. Também brincaram de pular saco, corrida com o ovo, pula-pula, bambolê, estoura balão e cabo de guerra. Ao final, foram distribuídos brindes com doces e com uma semente como forma de incentivo a plantação de plantas e árvores.

Para aprender a cultivar as plantas, o público participou de uma mini oficina educativa, em que aprenderam cada passo do plantio de uma semente até o crescimento. O pequeno Bruno Lendon Silva Basílio, 10 anos, conta o que aprendeu na mini oficina.

“Achei muito legal saber como uma semente cresce, principalmente, porque são as árvores que ajudam a filtrar o oxigênio”, enfatiza ele.

Bruno Lendon Silva Basílio, 10 anos, fala que aprendeu a importância das árvores para filtrar o oxigênio | Foto: Alexandra Gomes/PMM

E não foram só as crianças que se divertiram na programação, os pais e avós também aproveitaram a programação. A aposentada, dona Eunice Guedes, 64 anos, conta que é a primeira vez que foi ao Bioparque.

“Fui convidada pela minha nora para passear com meus netos, mas nem sabia que vinha para cá, foi uma surpresa pra mim quando chegamos aqui, uma surpresa muito boa, porque nunca tinha vindo aqui. Adorei o lugar, a natureza faz nos sentirmos bem, aqui tudo é maravilhoso. Então vamos cuidar do meio ambiente”, comenta.

De acordo com o diretor-presidente do Bioparque, Ezequias Ferreira, cerca de 200 crianças passaram pelo parque durante a programação. “De uma forma bem descontraída, envolvendo brincadeiras, nós conseguimos despertar, orientar e conscientizar sobre o cuidado que devemos ter em preservar o meio ambiente de forma sustentável”, concluiu o gestor.

Aposentada Eunice Guedes, 64 anos, diz que o convite dos netos foi uma surpresa para conhecer o parque | Foto: Alexandra Gomes/PMM

Programação
Neste domingo (5), dia em que se comemora o Dia Nacional do Meio Ambiente a programação especial do Bioparque encerra com uma blitz educativa, ocasião em que serão doadas na entrada do parque 300 mudas de plantas ornamentais e distribuição de sacolas ecológicas para os motoristas. A ação acontece das 9h às 11h.

Serviço
O Bioparque da Amazônia é uma fundação pública municipal, vinculada à Prefeitura de Macapá. O espaço natural possui uma área de 107 hectares de floresta, no meio do centro urbano da capital. Localizado na rodovia Josmar Chaves Pinto, antiga JK, o parque funciona de quarta a domingo, das 9h às 17h. A bilheteria encerra às 16h20.

Crianças aprendem em oficina a cultivar e cuidar das plantas | Foto: Alexandra Gomes/PMM
Crianças fizeram fila para realizar a pintura facial | Foto: Alexandra Gomes/PMM
Brincadeiras tradicionais, como cabo de guerra, fizeram parte da programação | Foto: Alexandra Gomes/PMM
Crianças também participaram da corrida do ovo | Foto: Alexandra Gomes/PMM

Veja mais:
Exposição de animais empalhados e conservados abre programação da Semana do Meio Ambiente no Bioparque de Macapá