‘Ajuda bastante quem não tem tempo para ir em uma UBS’, diz paciente no Saúde Itinerante da Prefeitura de Macapá

Ação aconteceu neste sábado (10), no Complexo da Criança, no bairro Jardim Marco Zero.

Por Claudia Leão - Secretaria Municipal de Saúde

Ação ofertou mais de 15 serviços de saúde | Foto: Maria Clara Arruda/Semsa

Os moradores do bairro Jardim Marco Zero, na zona sul da cidade, receberam o “Saúde Itinerante”, que leva serviços da Atenção Básica com o objetivo de descentralizar os atendimentos. A ação faz parte do programa da Prefeitura de Macapá “Saúde para Todos”, e aconteceu neste sábado (10), no Complexo da Criança.

O autônomo Alex Mendes, de 26 anos, foi junto com o filho Luís Fernando, 5 anos, aproveitar a manhã de atendimentos para passar pelo acolhimento psicológico e ir ao dentista.

“Acho que é uma boa ideia levar essa ação para os bairros, ajuda bastante as pessoas que não tem tempo para ir em uma UBS, melhora bastante não só a vida do meu filho e a minha, mas também de outras pessoas que precisam desses serviços”, reforçou.

Luís Fernando, 5 anos, durante atendimento odontológico | Foto: Maria Clara Arruda/Semsa

Durante a ação são ofertados mais de 15 serviços de saúde como consultas com clínico geral, pediatra, ginecologista, triagem com a equipe de enfermagem com medição dos sinais vitais, exames laboratoriais, coleta de PCCU, triagem neonatal, oferta de todas as vacinas do calendário de imunização, teste para Covid-19 e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) também implementaram atendimento de triagem para a colocação do Dispositivo Intrauterino (DIU), método anticoncepcional muito eficaz e que evita uma possível gravidez, tendo duração de até 10 anos.

“Sabemos que planejamento familiar também faz parte do cuidado com a saúde da mulher, por isso queremos facilitar o acesso ao DIU para que as nossas pacientes saibam que ele também é uma opção para o controle de natalidade”, explicou a subsecretária de Assistência em Saúde, Alessandra Reis.

Objetivo é a descentralização dos atendimentos de saúde | Foto: Maria Clara Arruda/Semsa