‘Agora, vamos trabalhar em lugar digno’, disse produtor da Feira da Rua Paraná

Raimundo Borges foi um dos pioneiros da feira. A partir desta terça-feira (7), ele tem um novo ambiente de trabalho com estrutura coberta e iluminação.

Por Laiza Mangas - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Mais dignidade para os feirantes que fomentam a economia de Macapá. Com esse intuito, a Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Mobilização e Participação Popular (Semmopp) entregou nesta terça-feira (7) a nova Feira da Rua da Paraná. Seu Raimundo Borges, 67 anos, foi um dos primeiros a começar a vender seus produtos no local e, hoje, agradece pelo novo espaço de trabalho: “Agora, vamos trabalhar em um lugar digno”, afirma.

“Eu e meu irmão, que já faleceu, começamos a vender farinha no canto da Madeireira [Loja da Monte Casa e Construção que fica localizada na Avenida Padre Júlio esquina com a Rua Paraná]. Com isso, outros feirantes começaram a vender também. Então, nos tiraram do local e, com permissão da Prefeitura, nós montamos essa feira há 40 anos atrás. Hoje sustento minha família e meu filho também veio trabalhar comigo”, conta o feirante.

Ele ainda complementa que, durante todo esse tempo, eles trabalharam sob condições precárias, pegando sol e chuva. “Quando chovia era um difícil, porque molhava toda nossa farinha. Por sem um local aparentemente abandonado, os usuários de droga e alcoólatras tomavam conta do lugar. Quando a gente chegava de manhã para trabalhar, estava tudo bagunçado”, finaliza seu Raimundo. 

Nova Feira da Paraná

Observando a situação desses feirantes, a Secretaria Municipal de Mobilização e Participação Popular (Semmopp), solicitou a revitalização do espaço. A obra foi executada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Semob).

A feira agora conta com dez novos boxes individuais com uma estrutura metálica, revestimento em madeira tratada, bancada em concreto, telhado, piso e iluminação em Led. O recurso foi oriundo do Tesouro Municipal no valor aproximado de R$ 80 mil reais.

“O local foi pensado para proporcionar um ambiente organizado e digno para os trabalhadores. Temos o intuito de incentivar a produção dos nossos empreendedores. Esse foi o projeto piloto em que pretendemos expandir para outras feiras de Macapá e, com certeza, vai deixar a nossa cidade mais bonita”, destaca o prefeito Dr. Furlan.

A secretária da Semmopp, Rayssa Furlan, reafirma o compromisso da gestão em alcançar e cuidar de toda a população. “Há mais de 40 anos que os feirantes trabalhavam aqui e nunca olharam por eles. Eles estavam abandonados pelo poder público. Mas hoje a realidade é diferente. Me sinto feliz e realizada de poder fazer a diferença na vida dessas pessoas”, disse a gestora.