Agentes de endemias recebem treinamento para controle da malária em Macapá

Como o objetivo de renovar conhecimentos e trocar experiências no combate à malária, a Secretária Municipal de Saúde (Semsa), através da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), realizou nesta terça-feira (1) um treinamento para os agentes de endemias e supervisores de campo da vigilância ambiental de Macapá.

A capacitação foi uma forma de reciclar e atualizar os participantes, que receberam orientações sobre a doença, debatendo conceitos e metodologia das ações de controle vetorial, prioridade das comunidades, seleção das intervenções, monitoramento, modo de transmissão, período de incubação e como interromper o ciclo de transmissão.

Durante as explanações, os profissionais foram orientados sobre a importância do reconhecimento geográfico, os praguicidas utilizados no controle da malária, as técnicas de borrifação, conduta ética dos profissionais, entre outros assuntos específicos.

O diretor de Departamento de Vigilância Ambiental, Bruno Barros, enfatiza que o treinamento visa uma ampla atualização sobre a malária, expandindo sobre os critérios de avaliação clínico laboratoriais da doença.

“O município recebeu do Ministério da Saúde (MS) um quantitativo de 12 mil mosquiteiros com inseticida, que serão doados para a população com o intuito de reduzir o número de pessoas picadas pelo mosquito. Os mosquiteiros serão instalados pelos agentes, dentro das áreas prioritárias, definidas pelo MS, considerando o resumo epidemiológico de 2019, que indicam os locais com provável infecção de malária”, conclui Bruno.

A agente de endemias Thycianny Valéria conta que por meio do treinamento, é possível adquirir um conhecimento extensivo que beneficia a todos em geral. “O curso reforça a importância da vigilância ambiental e nos auxiliará nas delimitações das ações preventivas da malária nos principais pontos da cidade”, ressalta.

O programa de combate à malária tem obtido êxito nos últimos anos. No primeiro trimestre de 2021, houve uma redução de 53,17% no número de casos, comparado ao mesmo período de 2020.

Cristiane Mareco
Secretaria Municipal de Saúde