Agentes de endemias participam de capacitação para o combate à malária em Macapá

Agentes de endemias do município concluíram nesta quarta-feira (10) o período de capacitação voltado para o combate à malária em Macapá. O curso teve duração de dois dias, aconteceu na Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e foi voltado para a utilização de mosquiteiros impregnados com inseticida que afetam o transmissor da doença.

A partir deste momento, os agentes de endemias capacitados serão multiplicadores, para que mais profissionais entendam o funcionamento da prática de impregnação a fim de reduzir a contaminação.

Técnica
A impregnação de mosquiteiros com o uso de inseticida tem sido uma prática positiva no combate à doença. Segundo Bruno Barros, doutor em Virologia e diretor do Departamento de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), todos os distritos de Macapá receberão este material.

Além disso, Bruno garante que o Ministério da Saúde deve liberar posteriormente mais mosquiteiros de acordo com a necessidade do programa. “Essa é uma doença que merece atenção e esse curso vai nos possibilitar repassar as técnicas e metodologia sobre essa prática que já vem dando certo. Estamos vencendo essa doença com e com multiplicação de conhecimento vamos avançar ainda mais”, completou o doutor.

A secretária municipal de Saúde, Karlene Lamberg, avalia a ação como um reforço no combate à doença. “Temos acompanhado uma redução nos casos de malária. E depois deste curso, serão onze agentes repassando para outras pessoas o conhecimento que aprenderam. Essa multiplicação de informações faz toda a diferença. Com relação aos mosquiteiros, é um método de proteção que vem dando certo,” concluiu.

Secretaria Municipal de Comunicação Social