Afroempreendedoras geraram mais de R$ 75 mil com venda de artesanato no Shopping Popular, em Macapá

Espaço garante renda e incentiva a cultura afro de empreendedoras que comercializam acessórios e roupas étnicass.

Por Alexssandro Lima - Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

Espaço fica no térreo do Shopping Popular | Fotos: Alexssandro Lima/PMM

Segundo levantamento feito pelo Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir), desde a inauguração do Shopping Popular, em maio de 2021, o box das afrosempreendedoras já movimentou cerca de R$ 76,8 mil.

O espaço fica localizado no térreo Shopping Popular e oferece vários tipos de criações como grafismos africanos, acessórios, brincos, colares, artesanato, roupas de marabaixo e com estampas afro, bonecas africanas feitas de pano, garrafa pet, garrafa de vidro e outros produtos que remetem a cultura afro-amapaense.

As empreendedoras fazem parte do banco de dados do Perfil Afroempreendedor, do Improir, que aponta que os pretos ocupam mais da metade do empreendedorismo em Macapá, com 65%, seguidos pelos pardos com 30%.

Artesã Assunção Gomes, de 54 anos, resgata a história e a força da mulher afro | Fotos: Alexssandro Lima/PMM

Há 20 anos, Assunção Gomes trabalha como artesã em Macapá. Ela diz que o box representa muito mais que uma oportunidade de geração de renda, ele retrata o resgate da força e da história da mulher afro que busca espaço e valorização.

“O afroempreendedorismo nasceu da necessidade de sobrevivência, de liberdade e também como resposta à escravidão e à violência. Felizmente hoje, com o nosso box no Shopping Popular, onde possível dar visibilidade a esse legado”, diz.

Espaço fica dentro do Shopping Popular, em Macapá | Foto: Arquivo/PMM

A diretora-presidente do Improir, Maria Carolina Monteiro, destaca que o espaço no Shopping Popular foi feito para fomentar a economia e oportunizar que as empreendedoras tenham um local para expor os talentos com o trabalho manual.

“Os boxes de afroempreendedores do Shopping Popular e no Mercado Central são um polo de visibilidade do afroempreendedorismo e, ao mesmo tempo, uma forma de oportunizar que as artesãs exponham e comercializem os produtos que fazem”, destaca.

Serviço
O espaço fica no Shopping Popular, localizado na Rua São José com a Avenida Rio Maracá, no Centro de Macapá, e funciona de segunda a sábado, em horário comercial.