Adolescentes recebem orientações sobre gravidez precoce na UBS Macapaba

Em roda de conversa, jovens tiraram dúvidas sobre gestação e os riscos de infecções sexualmente transmissíveis.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Cidadãos receberam palestras sobre educação sexual e escuta psicológica | Foto: Abel Neto

Nesta terça-feira (8) equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoveram uma roda de conversa com escuta psicológica sobre a prevenção da gravidez na adolescência. O encontro ocorreu na UBS Macapaba, na zona norte da capital.

A atividade fez parte da Semana Nacional da Prevenção da Gravidez na Adolescência, do Governo Federal. O programa é fundamental para que o poder público, com o apoio da sociedade, elabore medidas preventivas e de educação a fim de reduzir o número de gravidez precoce nessa fase da vida.

De acordo com a Coordenadora da Saúde da Criança e Adolescente do município, Simone Braga, a ação é uma forma de orientar e alertar o público jovem.

“Precisamos falar sobre as medidas preventivas e educativas com diversos recursos para atrair a atenção desses jovens. Nós enfatizamos os riscos e formas de prevenção utilizando métodos contraceptivos disponíveis na UBS”, explicou.

Durante a palestra, os adolescentes tiraram dúvidas sobre gestação precoce e os riscos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Diogo Gustavo, de 16 anos, conta que foi a UBS para conhecer melhor sobre o tema e tirar dúvidas.

“Toda a informação passada é muito útil, não só para mim, mas para todas as meninas que também vieram ouvir e aprender sobre o assunto. Não só sobre a gravidez, mas as doenças sexualmente transmissíveis e de que forma evitar”, disse o garoto.

Além dos métodos contraceptivos, as equipes também orientaram os jovens sobre os impactos emocionais e sociais na comunidade quando se presencia um caso de gravidez na adolescência.