Ação voltada para servidores da CTMac levou vacinas e orientações sobre saúde da família

Iniciativa desta quinta-feira (30) reforçou o equilíbrio entre trabalho e bem-estar para as equipes.

Por Cristiane Mareco - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá

Presidente da Associação Médica Brasileira no Amapá (AMB), Mauro Secco, palestrou para a quipe | Foto: Cristiane Mareco/PMM

Uma ação voltada para a saúde dos servidores públicos da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) levou atualização da caderneta de vacinação e orientações sobre a saúde da família nesta quinta-feira (30).

De acordo com o presidente da CTMAC, Andrey Rêgo, a iniciativa é uma forma de conscientizar os servidores da importância de prevenir doenças e, principalmente, encontrar equilíbrio entre trabalho e bem-estar.

“Conhecemos a rotina e sabemos como é corrida a vida das nossas equipes, por isso trouxemos a palestra e a vacinação para dentro do local de trabalho, durante o expediente, facilitando o acesso aos nossos trabalhadores”, explica.

O presidente da Associação Médica Brasileira no Amapá (AMB), Mauro Secco, orientou as equipes sobre a importância da saúde física, mental, espiritual e social, explicando como o cotidiano pode influenciar na vida das pessoas.

“Fazer as escolhas corretas na alimentação, praticar exército físico com frequência faz a diferença na vida de todos de modo geral, pois reduz a quantidade de pessoas doentes. Os indivíduos saudáveis são mais dispostos, trabalham melhor, vivem melhor, então acho que é um grande investimento para todos”, reforçou Secco.

Parceira da ação, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) garantiu imunização contra gripe, Covid-19 e sarampo para quem estava com o cartão de vacina desatualizado.

Servidora do Companhia desde 2020, a secretaria Letícia Ferreira, falou sobre a importância da iniciativa para os colaboradores, principalmente pós pandemia, momento que muitas pessoas adoeceram ao mesmo tempo.

“Nosso trabalho diário, às vezes, é estressante e não nos damos conta de alguns sinais que o corpo apresenta, por isso é muito importante estarmos atentos a todos os sintomas, dessa forma será mais fácil identificar se há algo errado”, alerta Letícia.

A estagiária Ágatha Pinheiro reforça que manter o cartão de vacinação em dia é prioridade para ela. “A saúde deve ser vista com um diferencial e impetuoso cuidado, manter o cartão vacinal é prioridade. Somente com esse ato vamos conseguir erradicar doenças. A palestra focada na saúde da família nos fez entender como é importante nos mantermos bens fisicamente e mentalmente”, disse.

A chefe da Divisão de Educação no Trânsito, Juracema Martins, elogiou a iniciativa do órgão em proporcionar um momento de saúde para os servidores. “A preocupação e emprenho do Dr. Mauro Secco é louvável, sua palestra foi dinâmica e explicativa, nos fazendo entender formas de explicitar para melhorar a saúde”, diz a servidora.