Ação orienta 450 estudantes de Macapá sobre cuidados com a saúde bucal

Atividade também contou com aplicação tópica de flúor e momentos de diversão.

Por Lázaro Gaya - Secretaria Municipal de Educação

Ação aconteceu na Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Príncipe | Foto: Rogério Lameira/PMM

Cuidar da saúde dos estudantes é fundamental para proporcionar maior desenvolvimento intelectual e humano de crianças, adolescentes e adultos da rede municipal de ensino. Pensando nisso, a Prefeitura realizou na manhã desta sexta-feira (20), atendimentos odontológicos para os 450 estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Pequeno Príncipe, localizada no centro da cidade.

Os serviços foram ofertados por especialistas da Unidade Básica de Saúde (UBS) Rubin Aronovitch e ainda acontecerão outras instituições de Educação Infantil e do Ensino Fundamental, bem como das modalidades de ensino atendidas pela Educação municipal, como o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A missionária Christiane Batista, mãe das gêmeas Eliza e Esther, de 5 anos, também estava presente e gostou de ver o reforço das recomendações que ela já fornece para as meninas dentro de casa.

“Nós sempre temos a preocupação de ensinar o modo correto de escovar os dentes e de cuidar da saúde bucal. Eu sempre deixo que elas escovem primeiro e depois verifico e refaço a escovação com as devidas orientações. Ter esse tipo de ação dentro da escola é muito importante, porque reforça o cuidado que nós já temos no dia a dia”, disse.

Christiane Batista e as filhas Eliza e Esther, de 5 anos | Foto: Rogério Lameira/PMM

As ações fazem parte das estratégias do Programa Saúde na Escola (PSE), que são executadas em 53 unidades de ensino. A iniciativa conta com a participação de técnicos das secretarias municipais de Educação (Semed) e Saúde (Semsa).

Compromisso
O fortalecimento das ações do PSE evidencia o trabalho da Prefeitura de Macapá no sentido de integrar e articular cada vez mais as duas áreas. Neste contexto, o programa passa a apresentar um novo desenho da política de educação em saúde executada na capital, proporcionando melhorias na qualidade de vida da população macapaense.