Ação no Centro Pop atende 30 pessoas em situação de rua com serviços de saúde e corte de cabelo

Durante a ação os usuários tiveram acesso ao café da manhã, almoço e lanche da tarde.

Por Alexandra Gomes - Secretaria Municipal de Assistência Social

Ação foi executada pela Semas em parceria com a Semsa e Studio Barbear | Foto: Alexandra Gomes/PMM

Nesta sexta-feira (24), o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), atendeu 30 pessoas que diariamente procuram a unidade. A iniciativa da Prefeitura de Macapá ofertou atendimentos com clínico geral, testagem rápida para sífilis, HIV, hepatite B e vacinação contra a Covid-19 e tríplice viral.  

A atividade foi executada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) em parceria com a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Além disso, a ação contou com o apoio da parceria voluntária do Studio Barbear, responsável pelo serviço de corte de cabelo e barba.

“É muito importante para nós essas parcerias. Dessa forma estamos, juntos, multiplicando sorrisos de quem garantiu uma atenção à saúde e cuidado no visual. Esse é um momento muito importante para eles”, diz o titular da Semas, Nildo Nunes.

O usuário, Jair de Oliveira, de 52 anos, conta que frequenta o Centro há cinco meses e que aproveitou o momento para fazer exames e dar uma mudada no visual. “Somos todos muito bem tratados e aproveitei para cuidar da minha saúde e melhorar o visual. Esse atendimento é muito importante pra gente e nos dá mais dignidade”, relata. 

A enfermeira Rilvana Cunha destaca que o serviço é bem aceito pelos usuários que procuram os atendimentos.  “Trabalhamos nessa área e sempre que nos chamam, fazemos os atendimentos e verificamos que as pessoas em situação de rua se interessam pela ação, isso mostra que conseguimos conscientizar esse público sobre a importância de procurar os serviços de saúde”, explica. 

Além dos cuidados com a saúde e ações de bem-estar, os usuários ainda contaram com café da manhã, almoço e lanche da tarde. 

Para o barbeiro David Castro, a parceria é uma forma de ajudar as pessoas que não tem condições de pagar um corte de cabelo, além de multiplicar boas ações para que mais pessoas possam abraçar o exemplo de ajudar. 

“Proporcionar um momento como este para alguém que não teria condições de pagar e ver a alegria da pessoa se ver bem, é algo que não tem preço”, destaca. 

Serviço
O Centro Pop fica localizado na passagem Ana Nery, s/n, atrás do Cras União, e o atendimento às pessoas em situação de rua acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.