Ação de saúde no Shopping Popular de Macapá alerta para prevenção às hepatites virais

Além de orientações sobre prevenção e tratamento da doença, foram ofertados vários serviços nesta sexta-feira (29).

Por Claudia Leão - Secretaria Municipal de Saúde

Programação encerrou o ‘Julho Amarelo’, mês de luta contra as hepatites virais | Foto: Renato Costa/Semsa

Para alertar a população sobre o ‘Julho Amarelo’, mês de luta contra as hepatites virais, a Prefeitura de Macapá realizou nesta sexta-feira (29), uma ação itinerante de saúde no Shopping Popular, no centro comercial da capital.

Além de orientações sobre a prevenção e tratamento da doença, foram ofertados testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), vacinação (hepatite B, influenza e tríplice viral), distribuição de preservativos, auriculoterapia, massagem relaxante, ventosaterapia e consultas psicológicas e nutricionais.

O feirante Hermes Amanajás, de 57 anos, aproveitou a ação para fazer os testes rápidos e tomar a vacina contra a Influenza.

“A última vez que fiz esse teste foi há mais de 20 anos atrás, é um alerta importante para que a gente fique atento a essa doença. Esse tipo de ação é importante porque trabalhamos cedo e as vezes a gente não tem tempo durante o dia para ir até uma unidade básica e dessa forma o acesso fica muito mais fácil’, ressalta.

Feirante Hermes Amanajás aproveitou para fazer os testes rápidos e atualizar a carteira de vacinação | Foto: Renato Costa/Semsa

Os principais tipos de hepatite são A, B e C. Mas o tipo A é mais comum e está associado à ingestão de água ou de alimentos contaminados e pode ser prevenido através da vacina de dose única disponibilizada de forma gratuita para crianças a partir dos 15 meses até 5 anos.

As hepatites B e C são transmitidas através de contato com materiais cortantes/perfurantes não esterilizados como tesouras e alicates de unhas, compartilhamento de seringas e agulhas além do contato sexual desprotegido, sem o uso de preservativo.

O tipo B não tem cura, mas a melhor forma de prevenção é a vacina disponível e gratuita para todas as faixas etárias nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A vacina é dada em 3 doses respeitando um intervalo de tempo entre as mesmas. Já o tipo C tem índice de 90% de cura dos pacientes submetidos ao tratamento.

É importante lembrar que os testes rápidos que podem detectar a doença estão disponíveis em todas as UBSs.

“Promovemos uma ação de prevenção e conscientização oferecendo serviços como parte de uma estratégia de cuidado com a população para que ela possa prevenir ou identificar a hepatite de forma precoce, porque é uma doença silenciosa, então geralmente e pessoa só descobre quando ela está avançada”, explica a diretora do Departamento de Promoção à Saúde, Luíny Lobato.

Testes rápidos e vacinas contra a doença estão disponíveis em todas as UBSs de Macapá | Foto: Renato Costa/Semsa