Ação alusiva ao ‘Agosto Lilás’ leva atendimento à mulheres do bairro Novo Horizonte

Atividade contou vários atendimentos destinados ao público feminino como marcação de consultas para as especialidades de ginecologista, pediatra, clínico geral, entre outros

Por Alexandra Gomes - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Ação alusiva ao Agosto Lilás leva atendimento para mulheres no bairro Novo Horizonte I Foto: Aderlan Corrêa/PMM

Com o tema ‘Violência Doméstica” a Prefeitura de Macapá por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDH), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram) promoveu uma programação alusiva ao mês de enfrentamento e combate à violência contra a mulher ‘Agosto Lilás’.

A ação realizada na Igreja Assembleia de Deus Missão Cades, localizada no bairro Novo Horizonte, além do público feminino reuniu idosos, adultos, jovens e crianças da comunidade. 

A atividade contou vários atendimentos destinados ao público feminino como marcação de consultas para as especialidades de ginecologista, pediatra e clínico geral, além de encaminhamento para procedimentos clínicos, atendimento jurídico, psicológico, assistência social, serviços de manicure, corte de cabelo, designe de sobrancelhas em henna, teste rápido de Covid-19 e vacinação.  

A proposta da programação de atendimentos é dar visibilidade ao tema de combate à violência contra a mulher e ampliar os conhecimentos sobre os dispositivos legais existentes e como auxiliar as mulheres que sofrem maus tratos, informando sobre as diversas formas de violência doméstica e sobre os direitos que elas possuem. 

Ana Cristina Silva de Jesus, 46 anos, buscou atendimento médico na ação alusiva ao Agosto Lilás I Foto: Aderlan Corrêa/PMM

Ana Cristina Silva de Jesus, 46 anos, é mãe de três filhos, moradora do bairro Novo Horizonte há 26 anos, ela conta que procurou a ação em busca de atendimento para solicitar encaminhamento para fazer cirurgia de laqueadura.

“Muito importante essa ação que trouxe vários atendimentos para nós mulheres que muitas vezes não temos tempo ou condições de pagar particular. Estava em busca de atendimento para cirurgia de laqueadura e hoje deu certo. Ação muito proveitosa com orientações e informações valiosas para a nossa vida”, destacou a moradora. 

De acordo com a coordenadora do Cram Socorro Marques, esta ação foi a abertura das programações alusivas ao mês de combate à violência doméstica que promove a valorização da vida e mostra caminhos de resgate e autoajuda.

“Durante o Agosto Lilás, reforçamos a divulgação dos nossos atendimentos nos canais de comunicação em apoio às vítimas, além de ações e atividades para garantir o combate à violência contra a mulher, para que as pessoas tomem conhecimento, que saibam onde buscar ajuda e ajudem outras pessoas que estejam precisando”, aponta. 

Um dos serviços mais procurados foram os de cuidados com a beleza, a dona de casa Maria Hilda, de 42 anos, soube da ação e além do serviço de vacinação e consulta ela fez a manutenção das sobrancelhas em henna.

“Devido à grande procura eu pensei que não ia conseguir, mas deu tudo certo e fiz minha henna. A cada ação realizada a gente se sente privilegiada porque não é fácil conseguir esta oportunidade. Agradecemos muito mesmo esse cuidado, esse olhar da Prefeitura”, celebrou Maria.  

 Serviço 

O Cram realizará inúmeras ações e atividades no decorrer do mês de agosto para sensibilizar toda a população e levar atendimento a quem precisa, o ápice da programação será com o acender das luzes lilás no Mercado Central no dia 31 de agosto. 

A campanha Agosto Lilás foi criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), assinada no dia 7 de agosto. Essa lei foi elaborada para amparar as mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher. 


 Confira mais fotos: Aderlan Corrêa/PMM