Abertura da 8ª Conferência Municipal de Saúde reúne gestores, usuários e trabalhadores da saúde

Evento continua nesta sexta-feira (17) com palestras e grupos de trabalho que irão definir propostas a serem levadas para a etapa nacional do evento

Por Claudia Leão - Secretaria Municipal de Saúde

Organização do evento é feita pela Prefeitura de Macapá e Conselho Municipal de Saúde | Foto: Renato Costa/Semsa

Na noite desta quinta-feira (16) ocorreu a abertura da 8ª Conferência Municipal de Saúde no auditório da Faculdade Estácio Macapá (Seama). Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia”, o evento, que acontece a cada quatro anos, reuniu gestores, prestadores de serviços, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para a construção de diretrizes para as políticas públicas de saúde.

O evento, que é organizado em parceria pela Prefeitura de Macapá e Conselho Municipal de Saúde, contou com apresentações de música e dança, como o Coral de Servidores de Macapá ‘Vozes do Coração’, Banda da Guarda Civil de Municipal ‘Maestro Siney Sabóia’, Grupo Marabaixo do Laguinho e Companhia de Dança Âmago.

Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Nádia Souto | Foto: Renato Costa/Semsa

“A cada quatro anos temos a responsabilidade e o dever de trazer a população para debater e conferir o avanço do SUS no nosso município. Avaliando a nossa última conferência, em 2019, detectamos vários avanços, mas ainda temos desafios para que consigamos efetivar o SUS na nossa capital”, disse a presidente do Conselho, Nádia Souto.

Durante a Conferência serão discutidas propostas dos quatro eixos temáticos do evento, são eles: “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”, “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”, “Garantir Direitos e defender o SUS, a vida e a democracia” e “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”.

Serão priorizadas 4 propostas de cada um desses eixos que serão levadas para a Conferência Estadual, que acontecerá no mês de maio e irá reunir representantes dos 16 municípios do Amapá.

Estudante Aldalice considera importante a participação na discussão sobre o SUS | Foto: Renato Costa/Semsa

Para a estudante de enfermagem Aldalice Tocantins, de 23 anos, eventos como esse são importantes para a construção e consolidação de um SUS um pouco mais descentralizado.

“É um espaço em que a gente consegue ter uma visão mais ampliada do que a gente pode melhorar e do que, como gestão, é muito importante para aprimorarmos as diretrizes do SUS”, ressaltou.

Durante a Conferência serão eleitos os delegados responsáveis por representar o município na etapa estadual. São 60 delegados representando o segmento de usuários do SUS, sendo 30 trabalhadores da saúde e 30 delegados do segmento gestão municipal de saúde.

“É muito importante estarmos dispostos para ouvir todas as sugestões de melhorias. Temos a oportunidade de redesenhar a saúde do nosso município, de discutirmos o que encontramos ao assumir a saúde municipal, como ela está hoje e como queremos encontrá-la daqui há 4 anos na próxima conferência. Estamos abrindo a conversa para saber o que podemos priorizar”, explicou a secretária municipal de Saúde, Erica Aymoré.

A programação continua nesta sexta-feira (17), com palestras e discussão dos grupos de trabalho que irão elaborar as propostas de diretrizes e eleição dos delegados. Confira abaixo a programação completa:

8h às 9h – Credenciamento para Delegados Titulares e Participantes, e de 09h às 10h – Credenciamento para os Delegados/as Suplentes.

9h – Apresentação do EIXO I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos: Expositora: Dra. Larissa Moraes – Coordenadora dos Ciclos de Vida da SEMSA.

9h40 -Perguntas da plenária.

9h50 – Apresentação do EIXO II– O Papel do Controle Social e dos Movimentos sociais para salvar vidas.

Expositor: Dr.Danielson Cavalcante – Coordenador da Educação Continuada da SEMSA.

10h30 – Perguntas da plenária

10h40 – Leitura e aprovação do Regulamento da 8ª CMSM.

11h10 – Intervalo para o Lanche.

11h20 – Apresentação do EIXO III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia.

Expositora: Dra. Luana da Silva Nunes – Coordenadora da Saúde Mental da SEMSA.

11h50 – Perguntas da plenária.

12h – Apresentação do EIXO IV – Amanhã vai ser outro dia para todas as Pessoas.

Expositor: Dr. Fernando Lima Oliveira – Coordenador do Departamento de Equidade no Cuidado/Saúde das Populações Vulneráveis da SEMSA.

12h30 – Perguntas da plenária.

12h40 – Intervalo para o Almoço.

13h30 – Divisão (Trabalhos em grupo nos respectivos eixos).

14h30 – Apresentações e votações das Propostas na Plenária Deliberativa.

15h10 – A Plenária Final da Etapa Municipal com momento celebratório aos Lutadores Sociais pela Defesa do Direito à Saúde.

16h – Eleições de Delegados /as que irão participar da Conferência Estadual de Saúde do Estado do Amapá, nos dias 10,11 e 12 de maio de 2023.

16h30 – Cerimônia de encerramento da 8ª CMSM.