Prefeitura de Macapá lança edital para escolha do projeto arquitetônico da Praça do Bicentenário

Inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 27 de junho de 2022.

Por Narah Pollyne - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana

Praça do Bicentenário será no Conjunto Habitacional Mestre Oscar | Foto: Arquivo/PMM

A Prefeitura de Macapá abre nesta sexta-feira (13) as inscrições para o concurso que vai escolher o estudo preliminar que resultará no projeto arquitetônico da Praça do Bicentenário. O novo espaço de lazer será construído no Conjunto Habitacional Mestre Oscar, na zona norte da capital, e vai comemorar os 200 anos de Independência do Brasil, completados em 2022.

O processo seletivo é organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Integrado (Semdi). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 27 de junho, de forma on-line na página da Prefeitura.

Podem participar do certame apenas arquitetos e urbanistas em situação regular no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU). Cada profissional poderá concorrer com apenas uma única proposta, que deve ser enviada até o dia 25 de Julho.

VEJA O EDITAL PARA O CONCURSO DA PRAÇA DO BICENTENÁRIO

O primeiro colocado ganhará um prêmio no valor de R$ 50 mil. Da segunda a quinta colocação, os selecionados receberão diploma específico de menção honrosa.

Critérios
Serão avaliados os quesitos de criatividade, objetividade, clareza, atendimento ao programa, contribuição tecnológica, economicidade, acessibilidade, uso racional dos recursos naturais, inovação, adequação às normas e funcionalidade.

Os projetos devem conter espaços como estacionamentos, áreas livres, indicação de acesso para pedestres e automóveis e portadores de deficiências, paisagismo e lixeiras.

Para o subsecretário de obras, Ivy Vasconcelos, o processo vai incentivar os arquitetos da região a finalmente terem a oportunidade de mostrar o olhar criativo para uma obra pública.

“Sabemos que temos muitos profissionais qualificados que queremos e precisamos valorizar”, disse.

O edital e o processo de seleção tem como parceiro o senador Randolfe Rodrigues, que destinou R$ 1,5 milhões para a construção da praça por emenda parlamentar.