“A sensação é de liberdade”, diz Marília, umas das 7 mil pessoas atendidas no Arraial da Vacinação

Não tem sido fácil para ninguém. O clima de medo e insegurança aflora a cada dolorosa despedida durante a pandemia da Covid-19. A vacina começou a devolver a esperança de um tempo novo e por entender a importância desse momento, a Prefeitura de Macapá intensifica as ações para aplicação dos imunizantes contra o novo coronavírus. Ações como o Arraial da Vacinação, realizado sexta e sábado (11 e 12), que durou 30 horas ininterruptas e atendeu 7.295 pessoas como a professora Marília, cheias de fé e gratidão.

Marília Gabriela é do colegiado de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Ela fez o agendamento no site da Prefeitura e conseguiu receber a primeira dose do imunizante nas primeiras horas da manhã deste sábado (12), no ponto de drive-thru do Estádio Zerão.

“A sensação que eu tenho é de liberdade, de proteção. Não só pra mim, mas pra minha família e a sociedade. Essa ação da Prefeitura reaviva em nós a esperança que estava ofuscada por tantos episódios ruins”, conta Marília.

Além dos profissionais de educação, que foram atendidos de acordo com os agendamentos realizados, o arraial também vacinou pessoas com idade de 50 anos ou mais, e os que tinham a segunda dose marcada para estes dias. A vacina utilizada foi a Oxford/AstraZeneca.

Força- tarefa
A Prefeitura de Macapá organizou as equipes para atuação em seis locais de vacinação. Foram eles os pontos de drive-thru da Praça Floriano Peixoto, Praça do Estádio Zerão e Rodovia do Curiaú. As ações também se concentraram na quadra da Igreja Jesus de Nazaré, Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes e na Unidade Móvel Carreta da Mulher (no bairro Marabaixo III).

A expectativa inicial era de vacinar 5 mil pessoas acima de 50 anos de idade, mas a ação foi além, e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) divulgou que foram administradas 7.295 doses durante as 30 horas de trabalho. Desse total, cerca de 20% foram profissionais da educação. As atividades iniciaram às 8h da sexta-feira (11) e encerraram às 14h do sábado (12).

Esperança

Pra quem perdeu alguém que amava, as doses da vacina injetam muito mais do que o imunizante. Elas também carregam as lembranças de todos os amigos e familiares que acabaram não conseguindo vencer a luta contra a Covid-19, como conta Antônia Moreira.

A dona de casa tem 52 anos e recebeu a primeira dose da vacina no drive-thru do Curiaú. Após perder amigas e ter a própria filha diagnosticada com a doença, ela se sente realizada por conseguir se imunizar.

“Eu sinto a importância desse momento em minha vida. Hoje eu tive a oportunidade de ser vacinada, algo que minhas amigas e muitas outras pessoas não tiveram e acabaram falecendo por isso. Estou com o coração apertado, mas feliz”, relata Antônia.

Mobilização
O “Arraial da Vacinação” foi a segunda ação de vacinação ininterrupta realizada pela Secretaria Municipal de Saúde para o alcance de grande público. A primeira ação desse porte ocorreu nos dias 15 e 16 de maio e foi organizada para a atualização do esquema vacinal de quem aguardava a segunda dose da Coronavac.

Lázaro Gaya

Secretaria Municipal de Comunicação Social