Prefeitura de Macapá solicita ao MS redução da idade para 4ª dose da vacina contra Covid-19

Atualmente, só pessoas a partir de 18 anos com comorbidades, profissionais da saúde, segurança, transporte e imprensa podem tomar.

Por Claudia Leão - Secretaria Municipal de Saúde

Prefeitura segue ampliando a oferta do imunizante contra a Covid-19 | Foto: Arquivo/PMM

A Prefeitura de Macapá busca avançar na proteção da população contra a Covid-19 e requisitou junto ao Ministério da Saúde (MS) e à Comissão Intergestora Bipartite (CIB), formada por representantes dos 16 municípios do Amapá e do Governo do Estado, autorização para a liberação da segunda dose de reforço, ou 4ª dose, da vacina contra a doença para o público em geral acima de 18 anos.

Atualmente a 4ª dose do imunizante está liberada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da rede municipal para pessoas acima de 18 anos com comorbidades, profissionais da saúde, das forças de segurança, transporte e imprensa. Já para o público sem comorbidades, a vacina está disponível para maiores de 40 anos para aqueles que já tomaram a terceira dose há mais de 6 meses.

O subsecretário de Vigilância em Saúde, Kleverton Siqueira, explica que a capital alcançou a maioria dos índices estabelecidos para a vacinação de adultos. Dados do LocalizaSUS, plataforma do Ministério da Saúde que contabiliza as informações sobre a vacinação contra a Covid-19, apontam que 99,47% dos munícipes já receberam a primeira dose contra a doença e 80,83% já receberam a segunda dose.

“A 4ª dose é um mecanismo para reforçar a imunidade da população para que Macapá consiga fazer um avanço nessa vacina, principalmente nesse período que estamos relativamente tranquilos em relação ao quadro epidemiológico, com queda abrupta de casos confirmados e há mais de 4 semanas sem registrar nenhum óbito relacionado a Covid em Macapá”, explica Siqueira.

A Prefeitura segue ampliando a oferta do imunizante contra a Covid-19 e do calendário vacinal regular com varreduras e ações itinerantes em locais de maior circulação de pessoas, para facilitar o acesso da população.

Além disso, realiza semanalmente ações em creches e escolas das redes pública e privada para atualizar a caderneta de vacinação de crianças de 0 a 11 anos. Neste público, os dados mostram que 2.321 crianças de 3 a 4 anos de idade já receberam a primeira dose e no público de 5 a 11 anos, 27.360 iniciaram o esquema vacinal e 14.974 estão com a segunda dose em dia.

Objetivo é fortalecer imunidade da população contra a covid-19 | Foto: Renato Costa/Semsa