Dr. Furlan assina ordem de serviço para construção da Praça da Bíblia e monumento em homenagem aos 100 anos da Assembleia de Deus

Destaque do projeto é a interferência solar com as estruturas que remetem a fé cristã.

Por Narah Pollyne - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana

Cerimônia contou com representantes religiosos | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, assinou nesta quarta-feira (28), a ordem de serviço para construção da primeira Praça da Bíblia da cidade. O local será construído na Rua Hildemar Maia, no bairro Santa Rita. O novo espaço de lazer é destinado também para encontros religiosos e vivência social.

“A praça faz parte do plano de construção da nova Macapá, uma cidade que todos desejam viver. Aqui será um local de acolhimento e entretenimento com um ambiente preparado para as famílias. Para que essa praça fosse construída, foi necessária uma decisão política, arcamos com esse custo e vamos entregar esse projeto belíssimo. Vamos voltar no final do ano para a inauguração com uma grande festa”, conta Dr. Furlan.

Prefeito de Macapá, Dr. Furlan, assinou ordem de serviço nesta quarta-feira (28) | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

A nova praça foi escolhida também para homenagear o centenário da igreja evangélica Assembleia de Deus, a igreja pioneira no estado do Amapá. Em 1916, Macapá recebeu o primeiro protestante e em 1917 foi fundada a primeira igreja evangélica, hoje com 105 anos de história e localizada na rua Tiradentes, no centro da capital.

“Nós estamos vivendo um dia histórico em Macapá, esse não é só um espaço público, é simbólico para nós, como ponto de representatividade comunitária. Há muito tempo lutávamos por um espaço dentro da sociedade, dentro do segmento cristão. Agradecemos a Deus e ao prefeito que foi sensibilizado a concretizar com este gesto, que parece pequeno, mas que tem grande relevância espiritualmente”, diz o representante dos pastores do Amapá, Besaliel Rodrigues.

Arquitetura
O projeto arquitetônico é único e inspirado nas histórias bíblicas. Visto de cima a arquitetura remete à bíblia aberta. A praça terá uma área coberta com versículos vazados, que com a mudança do sol, os escritos serão projetados no chão. Outro destaque é a referência à Santíssima Trindade, que também sofre com interferência solar projetando três linhas paralelas. Além das placas com os dez mandamentos gravados.

A estrutura da praça também terá academia ao ar livre, espaço para apresentações e pequenas reuniões, parquinho para as crianças, área para contemplação e paisagismo. A concepção do projeto e a apresentação durante a cerimônia, foram feitas pelo subsecretário de Obras Públicas, Ivy Vasconcelos.

“Neste projeto priorizados o sol, que traz referências bíblicas de que o livro sagrado é lâmpada, iluminação e luz. Este é um projeto precursor, em nenhum outro lugar do Brasil tem uma praça da bíblia desta forma. Faremos Macapá uma cidade modelo em arquitetura e também em destinação de espaços públicos para todos os segmentos da sociedade”, explica o subsecretário.

A obra amplia os espaços públicos de convivência, deixando a cidade mais harmoniosa à visitação. A construção será executada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) e será custeada com recursos exclusivos do Tesouro Municipal. A previsão de conclusão é de três meses.

Projeto arquitetônico foi inspirado em uma Bíblia aberta ao ser visualizada do alto | Foto: Reprodução