Dr. Furlan assina ordem de serviço para construção da nova ponte Sérgio Arruda, na zona norte de Macapá

Primeira etapa da obra engloba a criação de novas faixas de rolamento e construção de ciclofaixa.

Por Narah Pollyne - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana

Dr. Furlan assina ordem de serviço para construção da nova ponte Sérgio Arruda | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

O prefeito Dr. Furlan assinou nesta segunda-feira (26), a ordem de serviço para construção da primeira etapa da nova ponte Sérgio Arruda, que é o principal acesso do centro à zona norte da capital. A obra beneficia cerca 120 mil pessoas em mais de 20 bairros da região.

“Essa ponte foi discutida pela nossa gestão, com os nossos parceiros, para que fosse feito o projeto. E, depois de muitos estudos, estamos aqui para assinar a ordem e dar início a essa obra. Vai mudar a cara da região, o fluxo de pessoas e os empreendedores da área vão ganhar”, conta o gestor municipal.

A obra terá duas etapas. A primeira é a revitalização que inclui novas faixas de rolamento e construção de ciclofaixa. Além disso, também será feito calçamento para pedestres e urbanização do entorno. O projeto também prevê a mobilidade e requalificação de vias urbanas ligadas à ponte.

A segunda fase contempla a área do Canal do Jandiá, consistindo na elevação do nível da ponte de retorno, que evitará o alagamento da via que ocorre quando a maré está alta. O projeto também contemplará a construção da ponte que interliga os bairros Pantanal e Pacoval.

Elenilde Araújo é moradora da área e participou da cerimônia. Ela falou sobre a necessidade da população em ter uma via de acesso de qualidade e segura.

“Nós estamos esperando essa melhoria, porque esse tráfego tem sido ruim. Em horários de grande movimento, a gente não consegue atravessar para ir à feira ou comprar alguma coisa, é bem difícil. Sabemos que com essa obra, nós vamos conseguir de fato, ter uma mudança”, comenta.

O destaque do projeto é a acessibilidade, que contará com meio-fio e passeio (calçada) com rampa de travessia, piso tátil de alerta e direcional. A obra ainda conta com a implantação de guarda-corpos em todo o passeio pertencente à ponte sobre o canal.

A obra será executada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) e custará nesta primeira etapa cerca de R$ 10 milhões. Os recursos são de contrapartida municipal mais emenda federal.

“A ponte vai ser um novo cartão postal da cidade porque vai ser bonita e funcional. Terão pelo menos três faixas de rolamento especificas para o acesso centro-zona norte. Vamos ter também uma faixa voltando do centro para zona norte pela ponte, isso dará mais acesso aos empreendedores. Teremos as melhorias da mobilidade urbana, mas também da economia local”, diz o secretário de Obras, Cássio Cruz.

Parceria
A obra é uma iniciativa do convênio entre a Prefeitura de Macapá e a Universidade Federal do Amapá (Unifap), assinado em agosto de 2021 e que garantiu o investimento de R$ 400 mil do Tesouro Municipal. Por meio do termo de cooperação, a universidade assumiu o desenvolvimento do projeto arquitetônico, estrutural e urbanístico da área, em parceria com técnicos do Município e do Programa Calha Norte, do Ministério da Defesa.

Ponte Sérgio Arruda | Foto: Adevaldo Cunha/PMM