Profissionais do Centro Especializado em Reabilitação de Macapá são treinados para identificar comportamento suicida

Iniciativa faz parte do Plano Municipal de Prevenção ao Suicídio elaborado pela Prefeitura.

Por Rafaelli Marques* - Secretaria Municipal de Saúde

Capacitação CER para o Setembro Amarelo | Foto: Semsa
Iniciativa faz parte do Plano Municipal de Prevenção ao Suicídio da Prefeitura de Macapá | Foto: Rafaelli Marques/PMM

Os profissionais que atuam no Centro Especializado em Reabilitação (CER) de Macapá, participaram nesta sexta-feira (23), de um treinamento para a identificação e acolhimento de pacientes com comportamento suicida atendidos na unidade.

A iniciativa faz parte do Plano Municipal de Prevenção ao Suicídio, elaborado pela Prefeitura de Macapá, e é uma das ações voltadas ao “Setembro Amarelo”, mês dedicado à campanha. A enfermeira Patrícia Ribeiro, de 42 anos, trabalha no CER há um ano, e destaca a importância de aprender a detectar esse tipo de comportamento.

“Se pudermos detectar esse problema logo no início, podemos ajudar essa pessoa a ser direcionada a ter um acolhimento melhor. Orientando e direcionando a um profissional de saúde que pode ajudá-la”, diz a enfermeira.

Quem também participou da capacitação foi a estagiária de psicologia do Centro, Karen Goés, de 23 anos. Ela cursa o último ano e reforça a necessidade de todos estarem atentos para identificar e ajudar quem precisa.

“Por mais que a formação se dê em um viés específico, a gente precisa se atentar para identificar fatores de risco daquilo que é um problema social”, ressalta Karen.

Realizada anteriormente no Centro de Acolhimento Psicossocial Infantil (Capsi), a coordenadora Municipal de Saúde Mental de Macapá, Luana Nunes, explica a importância de promover essa capacitação para os servidores de locais que atendem pessoas já vulneráveis, seja por problemas de saúde, seja por questões sociais.

“A gente entende que capacitar e informar as pessoas sobre o suicídio é uma forma de prevenção. Daí vem a importante da gente sempre continuar realizando esses cursos continuadamente”, destaca a coordenadora.

*Estagiária sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde.