Usuários do Cras Amor participam de ação em prol da prevenção e combate ao suicídio

Cerca de 40 pessoas participaram da programação.

Por Alexandra Gomes - Secretaria Municipal de Assistência Social

Famílias usuárias do Cras Amor participam de programação alusiva ao “Setembro Amarelo” I Foto: Alexandra Gomes/PMM

Desde a passagem mais crítica da pandemia da Covid-19, a saúde mental das pessoas aumentou a preocupação dos profissionais da área. Pensando nisso, nesta sexta-feira (16), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Amor, proporcionou para seus usuários um momento de conscientização e alerta sobre o tema, como parte da programação do mês de combate ao suicídio “Setembro Amarelo”.

Aos 63 anos, a aposentada Cezariana dos Santos Ferreira, afirma que se sente à vontade no Cras e que as atividades que acompanha a fazem se sentir melhor.

“Aqui me sinto acolhida com muito carinho e atenção porque as pessoas se preocupam com a gente. É um segundo lar, encontrei um novo sentido para a vida, participo de todas as programações, pois é gratificante”, conta, emocionada. 

De acordo com a coordenadora do Cras Amor, Suellen Farias, o objetivo da ação foi conscientizar os usuários sobre para a prevenção ao suicídio, por meio do compartilhamento de maneiras de como identificar e acolher as pessoas em situações de desespero.

“Através de nossos projetos trabalhamos diretamente o fortalecimento de vínculo com toda a família: avós, pais e filhos. Fazemos não só acolhimento, mas também trabalhamos a base familiar”, destaca a coordenadora. 

Cerca de 40 pessoas participaram da programação, que contou com palestra, atendimentos psicológicos, avaliação física e nutricional, massagem relaxante, alongamento, respiração coordenada, ventosa e auriculoterapia. 

Para o secretário municipal de Assistência Social, Gracinildo Nunes, uma das principais formas de ajudar as pessoas que se encontram em sofrimento é ouvir e acolher. “Os nossos serviços acolhem as pessoas, que também é uma forma de prevenir esse tipo de situação, motivando, direcionando e fortalecendo vínculos familiares, além da valorização da própria vida”, ressalta. 

A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Saúde Mental Itinerante. Na próxima semana, a programação em apoio à campanha “Setembro Amarelo” será realizada no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Alegria, na zona sul.