Em Macapá, equipes do Samu passam por capacitação para manusear novos equipamentos

Profissionais aprenderam sobre o dispositivo de acesso intraósseo e a máscara laríngea.

Por Claudia Leão - Secretaria Municipal de Saúde

Enfermeiro Pedro Moura foi um dos participantes da capacitação | Foto: Maria Clara Arruda/Semsa

As equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do município de Macapá, passaram por uma capacitação prática neste sábado (10), para manusear dois novos equipamentos que estarão disponíveis nas ambulâncias durante os atendimentos a população: o dispositivo de acesso intraósseo e a máscara laríngea.

O dispositivo é um método alternativo para administração de medicamentos e fluídos através de um cateter instalado na cavidade medular, quando não é possível acessar uma veia para medicar o paciente.

“O dispositivo é usado durante o atendimento pré-hospitalar de urgência para casos em que há risco de morte, como convulsões ou pacientes em parada cardíaca. Ele é automático e pode ser calibrado para perfurar o osso de crianças e adultos de forma adequada, com poucas contraindicações”, explicou o diretor do Samu, o médico Eder Favacho.

Equipamentos estarão disponíveis nas ambulâncias do Samu Macapá | Foto: Maria Clara Arruda/Semsa

A máscara laríngea é um equipamento de ventilação utilizado em casos de parada respiratória em que é necessário colocar o paciente em respiração mecânica. É considerada menos invasiva e com menos danos ao paciente que a entubação, além disso, pode ser manipulada por outros membros da equipe além do médico.

O enfermeiro do Samu, Pedro Moura, ressaltou que a constante atualização das equipes é essencial para ofertar o que há de melhor e mais atual para os pacientes durante os atendimentos.

“Com a vinda de novas tecnologias para a saúde se torna muito importante que passemos por essas capacitações contínuas, principalmente para as equipes que trabalham diretamente com trauma”, disse Moura.

As equipes do Samu estadual e do município de Santana também foram convidadas para participar do curso. A programação faz parte do aniversário de 16 anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no Amapá.