Idosa vítima de AVC anda pela 1ª vez e se emociona ao participar de fisioterapia no Cras Alegria, em Macapá 

Francisca das Chagas, 63 anos, pratica atividades físicas em projeto promovido pela Prefeitura em parceria com a Unifap.

Por Alexandra Gomes - Secretaria Municipal de Assistência Social

Francisca das Chagas e a fisioterapeuta, Maria Izabete, emocionadas durante atividade no Cras Alegria I Foto: Alexandra Gomes/PMM

“Meu sonho era poder andar de novo e ser independente. Nem acredito que estou de pé depois de tanto tempo e ainda consegui andar. Agradeço muito a todos que estão me ajudando”, disse emocionada, Francisca das Chagas Brasil, durante atividade de fisioterapia no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Alegria, em Macapá

De fevereiro a abril deste ano, Francisca sofreu dois Acidente Vascular Cerebral (AVC) aos 63 anos de idade. Com as sequelas da doença, ela tem dificuldades para falar e, chegou a ficar sem poder andar, se locomovendo apenas por cadeira de rodas. 

Nesta quinta-feira (8), a idosa emocionou a equipe do Cras Alegria e os estagiários de fisioterapia da Universidade Federal do Amapá (Unifap), ao conseguir, pela primeira vez, ficar de pé. Ela deu alguns passos e ainda participou dos exercícios com o grupo da melhor idade. 

Grupo de idosos do Cras Alegria em atividades com estagiários do curso de fisioterapia da Unifap I Foto: Alexandra Gomes/PMM

De acordo com o coordenador do Cras Alegria, Ivanildo Ferreira, quando a idosa foi acolhida pelo Cras estava muito debilitada, mas sempre foi persistente para voltar a andar. “Ela só ficava sentada, não conseguia levantar e nem andar. Fomos inserindo ela nas programações e nas atividades físicas, e com a determinação e esforço ela se superou. É uma alegria para todos nós”, celebrou. 

A emoção tomou conta da fisioterapeuta, Maria Izabete, ao participar do momento. Quando Francisca se levantou sozinha para lhe abraçar, a profissional não conteve as lágrimas. “Eu não esperava. Hoje ela deu resposta muito rápido, na primeira tentativa conseguiu. Isso mexeu muito comigo porque a gente vê a dificuldade da pessoa e o esforço”, disse. 

Nas atividades do Cras, os idosos aprendem técnicas de relaxamento, alongamento, exercícios para fortalecimento muscular e coordenação. A realização das atividades é uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e a Unifap.  

Antes dos exercícios, os idosos são atendidos com verificação de pressão arterial e avaliação. A ação acontece duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, das 8h30 às 10h. A cada encontro são trabalhados temas educativos, atividades físicas e dinâmicas de grupos. Na próxima terça-feira, o grupo Girassol, formado por mulheres do Cras, também irão participar. 

Confira como foi as atividades físicas