Prefeitura de Macapá adota estratégia para disponibilização da vacina BCG

Objetivo é garantir o aproveitamento de todas as doses após queda no envio do Ministério da Saúde.

Por Claudia Leão - Secretaria Municipal de Saúde

Cada frasco da vacina rende até 20 doses | Foto: Renato Costa/Semsa

Para garantir o aproveitamento de todas as doses da vacina BCG aplicada em recém-nascidos, a Prefeitura de Macapá está direcionando os frascos do imunizante para o Hospital da Mulher Mãe Luzia e Hospital São Luiz e São Camilo, que também atende obstetrícia pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A estratégia foi adotada em razão do baixo quantitativo do imunizante enviado pelo Ministério da Saúde. O objetivo é evitar perdas e garantir a aplicação das 20 doses disponíveis em cada frasco que, depois de aberto, precisa ser usado no período máximo de seis horas.

A BCG é a primeira vacina aplicada no recém-nascido e protege o bebê contra formas graves da tuberculose, doença que além dos pulmões, também pode afetar os ossos, rins e meninge – membrana que fica em volta do cérebro. Crianças que ainda não tenham tomado o imunizante podem receber a dose até os 4 anos, 11 meses e 29 dias.

“Em decorrência do baixo estoque, estamos aplicando em horários e locais predefinidos enquanto aguardamos a regularização do envio das doses por parte do Ministério da Saúde, para voltarmos a ofertar a BCG nas nossas unidades básicas”, explica a secretária municipal de Saúde, Erica Aymoré.