Guarda Civil de Macapá participa do desfile cívico do Bicentenário da Independência

Cerca de 200 servidores participaram da parada cívica, realizada na avenida FAB.

Por Karina Lins - Guarda Civil Municipal de Macapá

Desfile cívico celebrou o Bicentenário da Independência do Brasil | Foto: Leandro Lennon/PMM

Em homenagem ao Bicentenário da Independência do Brasil, celebrado nesta quarta-feira (7), a Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM) desfilou pela Av. FAB, diante dos poderes públicos e moradores da capital. Ao todo, 198 integrantes da guarnição participaram da parada cívica, que contou com diversos patrulhamentos, como o motorizado e a equipe do canil, com animais de faros, treinados para procedimentos de busca e apreensão.

De acordo com a comandante-geral da Guarda Civil, Joeva Reis, o retorno do desfile cívico, após dois anos, em decorrência da fase grave da pandemia da Covid-19, celebra a tradição histórica e a relevância do dia 7 de setembro para o grupamento e a população, que acompanhou tudo de perto.

“Foi uma grande comemoração para os moradores de Macapá, levando em consideração também que estamos celebrando o Bicentenário da Independência, ou seja, 200 anos de independência do Brasil sobre Portugal. A instituição veio com o objetivo de mostrar o nosso tamanho e união para servir nossos munícipes” destaca a comandante, que no ato representou o prefeito Dr. Furlan como autoridade do Município.

Fabrício dos Santos acordou cedo para acompanhar o momento de relembrar a união do país pela pátria. “Esse ano, estamos comemorando os 200 anos de independência, com a volta do desfile após pandemia se tornar mais leve.  Isso é extremamente marcante para aqueles, que assim como eu, gostam de admirar o civismo do nosso país, lembrando sempre a união e patriotismo”, explica.

Este ano, o desfile teve a participação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com viatura e 50 servidores do corpo. A parada cívica também contou com o apoio da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), no monitoramento e segurança das vias interditadas para a celebração.

A parada cívico-militar envolve Exército, Marinha, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e as Forças Armadas da Guiana Francesa (FAG). Houve ainda a participação inédita de alunos das escolas de gestão compartilhada militar, associações de Oficiais da Reserva do Exército, Boinas Rajadas, Bravos Heróis e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Confira o desfile: