Cerca de 200 guardas civis de Macapá participam do Bicentenário da Independência do Brasil

Desfile cívico ocorre nesta quarta-feira (7), na Avenida FAB, no centro da capital.

Por Karina Lins - Guarda Civil Municipal de Macapá

Guarda Civil Municipal em treinamento para o desfile de 7 de setembro | Foto: Karina Lins/PMM

Neste quarta-feira, 7 de setembro, Amapá celebra o Bicentenário da Independência do Brasil com o tradicional desfile cívico na Avenida FAB, no centro da capital. A Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM) levará cerca de 200 servidores e 25 viaturas, além da equipe do canil, com animais de faros, treinados para procedimentos de busca e apreensão e presença do patrulhamento motorizado.

São esperados cerca de 30 mil pessoas para o desfile que acontece após dois anos sem realização por conta da fase grave da pandemia da Covid-19. A comandante-geral da Guarda Civil, Joeva Reis, ressalta a importância do 7 de setembro para o Brasil, e comemora o convite para desfilar.

“Me sinto honrada como a primeira mulher comandante-geral da Guarda Civil de Macapá a fazer parte desse momento. É importante reforçamos nossa história e relembrarmos de onde viemos e conseguimos chegar. Trabalhar esse resgate de memória com nossa população nos dá a certeza de que estamos mudando o nosso futuro”, conclui Joeva.

O desfile ocorrerá na Avenida FAB a partir das 9h, as ruas e avenidas próximas ao evento foram interditadas pela Companhia de Trânsito e Transporte (CTMac) e Guarda Civil.

A parada cívico-militar envolve Exército, Marinha, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e as Forças Armadas da Guiana Francesa (FAG). Haverá ainda a participação inédita de alunos das escolas de gestão compartilhada militar, associações de Oficiais da Reserva do Exército, Boinas Rajadas, Bravos Heróis e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Comandante-geral da Guarda Civil Municipal de Macapá, Joeva Reis, e a comandante-geral da PM, coronel Heliane Braga | Foto: Karina Lins/ PMM