Prefeitura de Macapá implementa merenda saudável em novo cardápio das escolas da rede municipal

Frutas, legumes e verduras são prioridade no cardápio escolar.

Por Ingra Tadaiesky - Secretaria Municipal de Educação

Cardápio escolar inclui frutas e legumes para uma alimentação saborosa e nutritiva | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

Produtos adquiridos da agricultura familiar e a ausência de alimentos industrializados e prejudiciais à saúde são algumas das ações da Prefeitura de Macapá para melhorar a merenda escolar da rede municipal de ensino. O novo cardápio dos estudantes é saudável e balanceado, com uso de frutas, verduras e legumes.

Na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Meu Pé de Laranja Lima, no bairro Santa Rita, a hora do lanche se tornou o momento mais aguardado do dia. A diretora da instituição, Ivone Rosário, fala sobre a aceitação das crianças com o novo cardápio.

“Quando chega melancia as crianças amam, assim como o abacaxi também. Todas as frutas que estão vindo para nós estão sendo bem aceitas e comemoradas pelos alunos. Recebemos recentemente duas caixas de bananas e já temos só uma, elas devoram tudo”, conta, animada.

A Resolução n° 6, de 8 de maio de 2020, dispõe sobre a alimentação escolar dos alunos da educação básica, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação (PNAE). Ela restringe produtos que possam prejudicar de alguma forma a saúde das crianças, como açúcar, achocolatado e alimentos ultraprocessados.

A diretora do Departamento de Segurança e Gestão Alimentar, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Bruna Layane, diz que com a nova resolução o cardápio das escolas ficou mais elaborado.

“É um cardápio que tem refeições completas e nutritivas, uma alimentação de verdade. Isso é muito importante para as nossas crianças, pois existem aquelas que vão para a escola para se alimentar, então oferecer cardápio de qualidade é de extrema importância”, reforça.

Eloita Almeida, merendeira da Emei Meu Pé de Laranja Lima | Foto: Ingra Tadaieksy/PMM

Na cozinha, o preparo é feito com carinho. A merendeira Eloita Almeida, de 59 anos, está há 22 anos no comando do fogão da Escola Meu Pé de Laranja Lima. Ela conta como está sendo a adaptação ao novo cardápio.

“É muito bom ver as crianças comendo comida saudável com aquele prazer, que acham realmente gostoso e mesmo que não gostem, experimentam e acabam descobrindo que gostam”, conta.

João Antônio, de 5 anos, é do 2° período da Emei e fala que os dias que mais gosta são aqueles que tem bastante frutas. “Eu gosto muito de melancia e banana, são minhas preferidas”, diz.

A mãe do garoto, Mariana Gomes, relata que todos os dias quando João chega da escola conta para ela o que foi o seu lanche. “Quando tem melancia é uma alegria só, ele fala ‘mamãe, mamãe comi três melancias’. Acho muito importante ele aprender desde cedo a ter essa alimentação saudável, de ingerir só aquilo que faz bem”, comemora.

*Estagiária sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação.

Saiba mais
Prefeitura de Macapá capacita diretores escolares em boas práticas alimentares
Alimentação inclusiva: Prefeitura vai disponibilizar merenda escolar diferenciada para estudantes com restrição alimentar
Prefeitura de Macapá incentiva consumo de alimentos orgânicos com horta escolar no distrito do Bailique
Produtos da agricultura familiar serão usados na merenda das escolas municipais de Macapá