Dia Internacional da Juventude: Prefeitura de Macapá investe em políticas públicas para este público

Atividades são executadas pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos.

Por Lana Dantas - Secretaria Municipal de Direitos Humanos

Iniciativas da SemDH visam, entre outras coisas, a inserção no mercado de trabalho | Foto: Arquivo/PMM

Nesta sexta-feira (12) é celebrado o Dia Internacional da Juventude, a data chama a atenção para a promoção da educação de qualidade, acesso a emprego e enfrentamento a vulnerabilidade social. Em Macapá, a população de jovens entre 15 e 29 anos corresponde a 25%, somando 124.187 mil pessoas, segundo dados do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Diversas ações de capacitação profissional, inclusão e momentos de lazer voltado aos jovens em situação de vulnerabilidade social vêm sendo promovida pela Prefeitura de Macapá. As iniciativas são executadas pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SemDH) e vão desde cursos até escutas públicas.

Entre os objetivos dessas iniciativas está a discussão sobre os desafios enfrentados pela população jovem, além de inclusão e desenvolvimento de políticas públicas sociais no que diz respeito a proteção social e bem-estar da juventude, para que se tornem agentes transformadores de suas próprias vidas.

A coordenadora municipal de Juventude da SemDH, Laurana Bandeira, destaca a importância dos direitos garantidos no estatuto da juventude.

“Estamos trabalhando pautas pensando nos direitos básicos dos jovens como a garantia do acesso ao mercado de trabalho, saúde, cultura, lazer. Com isso, possibilitamos a promoção do conhecimento e a capacitação desses jovens”, diz.

Em abril deste ano, a SemDH promoveu o curso de edição de vídeo, quando 130 jovens participaram da ação. Já em junho ocorreu um curso de social media, que atendeu 211 jovens que buscavam qualificação profissional.

Dia Internacional da Juventude
O Dia Internacional da Juventude foi criado, originalmente, através da resolução 54/120, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999, a partir da Conferência Mundial dos Ministros Responsáveis pelos jovens, que aconteceu em Portugal.

No Brasil, a data entrou para o calendário por meio da Lei 10.515, de julho de 2002 e vem para homenagear os jovens e destacar o papel importante que eles têm na sociedade, além de dar maior visibilidade aos problemas enfrentados pela juventude como más condições de vida, educação e saúde de baixa qualidade, desrespeito aos direitos.