Crianças do Cras Igualdade de Macapá participam de oficina sobre direitos e deveres

Programação realizada nesta quinta-feira (21) faz parte do 'Cras nas Férias'.

Por Alexandra Gomes - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Durante oficina, crianças aprenderam sobre os direitos e deveres e aproveitaram para se divertir com pinturas | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

“Eu achei tudo muito legal e divertido as brincadeiras, a gente ainda aprendeu muitas coisas sobre os direitos das crianças”, diz contagiante a pequena, Giovana Souza Lage, de 7 anos. O evento é o segundo dia da programação ‘Cras nas Férias’, realizado nesta quinta-feira, 21, pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Igualdade, que atende usuários do bairro Marabaixo 3 e comunidades abrangentes.

O objetivo do evento é trabalhar com o público infantil de forma lúdica e divertida repassando conhecimentos sobre direitos e deveres do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Além disso, promove um momento de lazer com diversas brincadeiras, atividades recreativas, desenhos, pinturas, oficinas, teatro de fantoches e cinema.

“As atividades deste segundo dia foi mais prática com a visita das crianças no prédio do Conselho Tutelar. Na ocasião, eles conheceram os conselheiros e interagiram com perguntas sobre o trabalho do Conselho”, explica Yana Castelo, assistente social do Cras Igualdade.

A programação trabalha de forma inclusiva com a participação de duas crianças autistas que são acompanhadas pelo Cras por meio do Programa de Atenção de Integral à Família (PAIF). O público mirim é dividido em duas turmas com idades entre 6 e 8 anos e de 9 a 13 anos, respectivamente. Todas as atividades são desenvolvidas por uma equipe de profissionais formada por assistentes sociais, psicólogos e estagiários do Cras.

Para o secretário municipal de Assistência Social, Gracinildo Nunes, o acolhimento é um dos principais serviços que o Cras oferta. “Toda criança tem o direito de brincar, de aprender e se divertir. O trabalho da nossa equipe de profissionais é extremamente importante para a formação de cidadãos de bem e de uma sociedade mais participativa”, destaca o titular da pasta.

O último dia da programação será realizado no sábado (23) em parceria com a Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), no horário de 9h às 12h. A oficina acontecerá na Fundação Marias da Esperança com manhã cultural de arte circense, contação de histórias e palhaçaria, além da distribuição de lanches e brindes.