Macapá Verão terá basquete em cadeiras de rodas e arremesso ao alvo às cegas neste domingo (17)

Jogos iniciam a partir das 15h, no Complexo do Araxá.

Por Lana Dantas - Secretaria Municipal de Direitos Humanos

Torneio de basquete em cadeiras de rodas será no Complexo do Araxá | Foto: Divulgação

O Macapá Verão 2022 além de oferecer diversas atrações culturais e de lazer, traz ainda uma programação esportiva inclusiva. Neste domingo (17), serão realizados os jogos de basquete em cadeiras de rodas 3×3 e arremesso ao alvo às cegas a partir das 15h, no Complexo do Araxá.

As modalidades inclusivas buscam a visibilidade social, incentivar a qualidade de vida e também proporcionam momentos de lazer e descontração para os praticantes. No basquete em cadeiras de rodas, as equipes são parte da Associação dos Deficientes Físicos do Amapá (ADFAP), parceira do evento.

“Esperamos que todos participem dessa ação de inclusão e fortalecimento que une acessibilidade, esporte e lazer. É muito importante a integração das pessoas com deficiência, juntamente com o público em geral nas atividades esportivas, destaca o coordenador municipal de Pessoas com Deficiência e Idoso, Ruan Lincoln.

Dinâmica dos jogos
Como o nome sugere, no 3×3 cada equipe é composta por três jogadores em quadra, mais um substituto. O jogo é disputado em uma área menor (15m x 11m) que funciona como metade da quadra padrão, com uma só cesta, mantendo as marcações originais.

Cada partida é disputada em 4 quartos de 10 minutos cada. Intervalos de 2 minutos após o primeiro e terceiro quartos e de 15 minutos no final do segundo quarto (final da primeira metade de jogo). No caso de empate ao final da partida, são realizadas prorrogações de 5 minutos até que haja o desempate.

Arremesso ao alvo às cegas | Foto: Divulgação

Já a categoria de arremesso ao alvo às cegas, será disponibilizado um banner contendo círculos de diversos tamanhos. Um sinal sonoro irá indicar a hora de arremessar a bola que deve ser na direção do som, o participante a todo momento estará de olhos vendados (caso não seja deficiente visual).

Com direito a três tentativas, o competidor que acertar o alvo que contém círculos menores ganhará mais pontos. Ao final das competições haverá premiação e entrega de brindes aos vencedores.

A programação esportiva inclusiva é organizada pela Coordenadoria de Políticas de Pessoas com Deficiência e Idosos, vinculada a Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SemDH) em parceria com a Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer (Comel).